Contabilidade e gestão do conhecimento como apoio à tomada de decisão

Autores

  • Fabrícia Silva da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n8p37-54

Palavras-chave:

Contabilidade, Gestão do Conhecimento, Tomada de decisão.

Resumo

O presente artigo tem como tema Contabilidade e gestão do conhecimento como apoio à tomada de decisões. O objetivo é demonstrar a importância da Contabilidade na era da informação. Para atingir tal objetivo, faz-se revisão da literatura sobre gestão de negócios, gestão do conhecimento, e da Contabilidade para a tomada de decisões. Primeiramente descrevendo a trajetória da gestão de negócios até os dias atuais onde conhecimento e comunicação tornam-se fundamentais para orientar estrategicamente os negócios. É relatada a importância da informação no processo de gestão da empresa, e do conhecimento como base de sustentação nos processos de gestão. Num mercado cada vez mais exigente e requerente de um aparato produtivo ágil e flexível, é necessária oferta diferenciada de produtos, mantendo nível baixo de custo e acompanhamento da velocidade das inovações tecnológicas. Então o desafio é de fornecer informações relevantes e necessárias que vão além das técnicas financeiras tradicionais e dados essencialmente históricos. Os relatórios contábeis por abrangerem informações que permitem aos seus usuários avaliação econômico-financeira em sentido estático e dinâmico demonstram possibilitar inferências sobre tendências futuras. A Contabilidade é, portanto, um sistema de informação gerencial que visa medir os resultados das empresas e avaliar o desempenho dos negócios, fornecendo subsídios para a tomada de decisões. A consolidação de modelos de planejamento e gestão requer, a promoção das capacidades individuais e institucionais, considerando a relevância do capital humano como fator de desenvolvimento. Portanto, para a tomada de decisão que envolve um ciclo de controle, decisão e execução, é fundamental a gestão do conhecimento. No processo de comunicação da empresa, a Contabilidade torna-se ponto chave na tomada de decisões, ao permitir coletar dados e mensura-los monetariamente, fornecendo informações financeiras, econômicas e patrimoniais por meio das suas demonstrações e métodos utilizados para sua análise. Assim, o uso do conhecimento por meio da tecnologia de informação e dos diferentes modelos de gestão como Contabilidad Directiva, Balanced Scorecar, Tableou de bord ou outros métodos como Orçamento (Empresarial, Contínuo, de Base Zero, Flexível, Por atividade e Perpétuo), Métodos de Custos (Activity Based Costing, Custo padrão, Custeio por absorção, Modelo Kaizen), auxiliam na tomada de decisões, pois visam a tradução das estratégicas, apontando ações e acompanhando resultados. Portanto, a Contabilidade é fundamental na gestão empresarial ao dar suporte aos diversos modelos gerenciais e de informação. 

Biografia do Autor

Fabrícia Silva da Rosa

Contadora, mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e professora da Faculdade Decisão e da Escola Superior de Educação Cooperativa.

Downloads

Publicado

2004-08-04

Como Citar

Rosa, F. S. da. (2004). Contabilidade e gestão do conhecimento como apoio à tomada de decisão. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 3(8), p. 37–54. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n8p37-54

Edição

Seção

Artigos