Análise comparativa do controle interno no contas a receber e a pagar nas empresas Beta Ltda e Alfa Ltda

Autores

  • Cleyton de Oliveira Ritta

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n26p63-78

Palavras-chave:

Controle Interno, Auditoria, Riscos.

Resumo

A necessidade constante de um excelente desempenho empresarial leva à busca da qualidade e confiabilidade da informação para o auxílio na tomada de decisão. Neste contexto, a auditoria contábil tem um papel importante na análise das práticas administrativas adotadas pelas entidades. Desse modo, o objetivo deste artigo é comparar a estruturação dos controles internos no contas a receber e a pagar nas empresas Beta Ltda, a qual não contrata serviços de auditoria externa, e Alfa Ltda, que os contrata. Este estudo caracteriza-se como de caso comparativo de caráter descritivo por meio de questionário e entrevista. Os resultados apontam que a empresa Alfa Ltda tem melhores níveis de controle interno e, consequentemente, está menos exposta a erros e fraudes. Desse modo, entende-se que os seviços de auditoria atuam como um instrumento de auxílio para minimização dos riscos operacionais e servem de alerta aos gestores quanto à eficiência das transações. Contudo, percebe-se que a qualidade dos controles internos nas organizações depende diretamente da utilização de procedimentos de monitoramento.

Biografia do Autor

Cleyton de Oliveira Ritta

Mestrando em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Contabilidade Gerencial pela Unisul. Graduado em Ciências Contábeis pela Unesc.

Downloads

Publicado

2010-08-06

Como Citar

Ritta, C. de O. (2010). Análise comparativa do controle interno no contas a receber e a pagar nas empresas Beta Ltda e Alfa Ltda. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 9(26), p. 62–78. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n26p63-78

Edição

Seção

Artigos