Controladoria como suporte de gestão das indústrias moveleiras na Região Oeste de Santa Catarina

Autores

  • Valdenir Flesch

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n27p79-92

Palavras-chave:

Controladoria, Processo de Tomada de Decisão, Gestão da Informação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar as informações fornecidas pela controladoria, que são utilizadas no apoio à gestão das indústrias do setor moveleiro do Oeste de Santa Catarina. A pesquisa se classifica como descritiva, pois tem como objetivo descrever as características da população em estudo. A população da pesquisa compreende indústrias moveleiras do Oeste de Santa Catarina, que participam do programa de Arranjo Produtivo Local, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequena Empresa (SEBRAE), contendo 83 empresas listadas. Após o levantamento do endereço eletrônico destas empresas, foi encaminhado a todas um questionário com perguntas de múltipla escolha, sendo que de apenas 22 empresas se obteve as respostas, o que representa 27% do universo investigado e se constitui na amostra não probabilística. A análise dos dados foi realizada com a utilização da estatística descritiva, com ênfase no grau de importância dada pelos gestores das empresas para o objeto de estudo. Os resultados obtidos com a pesquisa evidenciam a controladoria nas organizações e o processo de tomada de decisão. Por meio da pesquisa, conclui-se que a controladoria está presente em todas as organizações, como setor independente ou que se divida dentre os departamentos da empresa, e ainda que o processo de decisão ocorre baseado na experiência do gestor associada às informações que lhe são prestadas.

Biografia do Autor

Valdenir Flesch

Bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação em MBA Gestão Financeira e Controladoria pela UNOESC de São Miguel do Oeste. Atualmente atua como analista de custos em uma empresa moveleira.

Downloads

Publicado

2010-12-03

Como Citar

Flesch, V. (2010). Controladoria como suporte de gestão das indústrias moveleiras na Região Oeste de Santa Catarina. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 9(27), p. 79–92. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n27p79-92

Edição

Seção

Artigos