A controladoria no contexto atual das empresas

Autores

  • Aliciane Aparecida Novello
  • Reginaldo A. de Oliveira
  • Ardinete Rover

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v4n10p35-48

Palavras-chave:

Controles, Gestão, Direcionamento, Integração, Otimização, Resultados.

Resumo

A literatura existente sobre percorre caminhos que nem sempre proporcionam o entendimento imediato ou a solução para as dificuldades surgidas durante o desenvolvimento dessa função dentro das organizações, como a apresentação dos conceitos básicos e de exemplos objetivos para a solução deles. Acredita-se que se pode transcrever sobre o tema de forma ainda sucinta por se tratar de uma área razoavelmente nova, que permite ser desmistificada. Controles bem feitos, baseados em informações de boa qualidade, são a essência não só da produtividade da área, mas também do crescimento do indivíduo, do grupo e da empresa. A missão da área de é assegurar a otimização do resultado econômico global da empresa. A Administração é o ramo do conhecimento que cuida da gestão dos recursos e do processo decisório (REPETE). Por conta dessa visão integradora da atuação dos profissionais da Administração e da Contabilidade, observa-se a necessidade da adoção do modelo sistêmico nas organizações. De forma resumida e conclusiva, cabe à controladoria garantir a eficácia da empresa por meio da otimização de seus resultados, ocupar-se da gestão econômica da empresa, com fim de orientá-la, zelando pela continuidade da empresa.

Biografia do Autor

Aliciane Aparecida Novello

Contadora; especialista em Auditoria e Controladoria de Gestão; mestranda em Ciências Contábeis pela Furb e coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UNOESC Joaçaba.

Reginaldo A. de Oliveira

Graduando do Curso Ciências Contábeis (2a fase) e pós-graduando do curso de Gestão Financeira da UNOESC Joaçaba.

Ardinete Rover

Contadora; especialista em Contabilidade Gerencial e Finanças; mestre em Administração pela UFSC e professora do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba.

Downloads

Publicado

2005-04-01

Como Citar

Novello, A. A., Oliveira, R. A. de, & Rover, A. (2005). A controladoria no contexto atual das empresas. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 4(10), p. 35–48. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v4n10p35-48

Edição

Seção

Artigos