O preço de mercado na formação do custo gerencial de produtos industrializados na indústria frigorífica - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n13p59-70

Erves Ducati

Resumo


Este trabalho tem por objetivo demonstrar como um frigorífico de suínos pode gerencialmente compor os custos dos produtos industrializados, sem a utilização dos custos conjuntos distribuídos pela metodologia conhecida e evidenciar mais claramente a formação do preço de venda de seus produtos industrializados. Assim, destaca-se a importância das agroindústr;as no mundo globalizado, onde o Brasil desponta como grande produtor mundial ao lado dos EUA, Canadá, Alemanha e outros com uma produção de 34 milhões de suínos por ano. Aborda-se, em seguida, os conceitos básicos para entendimento deste trabalho, onde se apresenta os conceitos de agroindústria e dos custos conjuntos e as diversas formas de alocá-los aos produtos, além de críticas aos
diversos métodos. Posteriormente, trata-se dos custos conjuntos e dos produtos fabricados na agroindústria em estudo, enfatizando-se os produtos "in natura", os industrializados e as implicações pertinentes na apuração dos custos de cada um deles. Finalmente, apresenta-se uma simulação de como seria o preço de custo de um produto industrializado aplicando-se não os custos de produção, mas sim o preço de mercado como sendo o custo inicial.

Palavras-chave


Custo conjunto; Produtos conjuntos; Agroindústria; Frigorífico.

Texto completo:

PDF


Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, Brasil. ISSN: 2237-7662


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional