Um estudo comparativo entre o valor contábil da empresa e o valor na ótica dos gestores - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n15p45-58

Neri Müller, Charles Albino Schultz, Altair Borgert

Resumo


Esta pesquisa apresenta uma análise comparativa entre o valor da empresa evidenciado pela Contabilidade e o valor percebido pelos gestores, após estudo em empresas do ramo supermercadista. Por meio de uma pesquisa de campo, apresenta-se a análise dos dados coletados de forma detalhada, com vistas a responder a questão proposta. São relatadas as informações obtidas junto aos gestores, por intermédio da realização de entrevistas, no intento de obter inferências acerca do valor dessas empresas. Também são apresentados e discutidos alguns fatores, que os gestores levam em consideração, para definir ou atribuir valor para as empresas, identificados ao longo das entrevistas. Como resultado principal, obteve-se que os gestores pesquisados declararam valores de mercado superiores ao valor contábil para as suas empresas.

Palavras-chave


Contabilidade; Valor da empresa; Supermercados.

Texto completo:

PDF


Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, Brasil. ISSN: 2237-7662


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional