Um estudo comparativo entre o valor contábil da empresa e o valor na ótica dos gestores

Autores

  • Neri Müller
  • Charles Albino Schultz
  • Altair Borgert

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n15p45-58

Palavras-chave:

Contabilidade, Valor da empresa, Supermercados.

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise comparativa entre o valor da empresa evidenciado pela Contabilidade e o valor percebido pelos gestores, após estudo em empresas do ramo supermercadista. Por meio de uma pesquisa de campo, apresenta-se a análise dos dados coletados de forma detalhada, com vistas a responder a questão proposta. São relatadas as informações obtidas junto aos gestores, por intermédio da realização de entrevistas, no intento de obter inferências acerca do valor dessas empresas. Também são apresentados e discutidos alguns fatores, que os gestores levam em consideração, para definir ou atribuir valor para as empresas, identificados ao longo das entrevistas. Como resultado principal, obteve-se que os gestores pesquisados declararam valores de mercado superiores ao valor contábil para as suas empresas.

Biografia do Autor

Neri Müller

Contador, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e professor do curso de graduação em Ciências Contábeis do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis.

Charles Albino Schultz

Contador, aluno do programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFSC.

Altair Borgert

Contador, Mestre em Administração, Doutor em Engenharia de Produção, professor do curso de graduação em Ciências Contábeis e do programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC.

Downloads

Publicado

2006-12-04

Como Citar

Müller, N., Schultz, C. A., & Borgert, A. (2006). Um estudo comparativo entre o valor contábil da empresa e o valor na ótica dos gestores. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 5(15), p. 45–58. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n15p45-58

Edição

Seção

Artigos