Analisando a utilização da contabilidade nas empresas familiares de pequeno porte de Santa Catarina: um estudo múltiplo de casos

Autores

  • José Alonso Borba
  • Thaise Martendal
  • Fernando Dal-Ri Murcia

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n14p9-22

Palavras-chave:

Empresas familiares de pequeno porte, Informação contábil, Tomada de decisão, Santa Catarina.

Resumo

Acredita-se que a contabilidade é fundamental para o processo de gestão das entidades. Entretanto exist m indícios que a mesma não está sendo utilizada como base informacional para o processo decisório, principalmente nas empresas de pequeno porte. O objetivo desta pesquisa é evidenciar, através do perfil de quatro empresas familiares de pequeno porte do Estado de Santa Catarina, as informações que são utilizadas no processo de gestão e as necessidades informacionais dos gestores. Os resultados desta pesquisa evidenciam que as empresas analisadas possuem formas próprias de gerenciamento e isso se deve basicamente à experiência do administrador. A informação contábil não é utilizada para a tomada de decisão, sendo que seu uso limita-se a fins fiscais.

Biografia do Autor

José Alonso Borba

Contador, Mestre em Contabilidade pela Fundação Getulio Vargas - FGV; Doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo - FEA/ USP, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Thaise Martendal

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFSC.

Fernando Dal-Ri Murcia

Graduado em Business Management pela Webber International University, Babson Park (EUA), Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, mestrando em Contabilidade pela UFSC.

Downloads

Publicado

2006-08-01

Como Citar

Borba, J. A., Martendal, T., & Murcia, F. D.-R. (2006). Analisando a utilização da contabilidade nas empresas familiares de pequeno porte de Santa Catarina: um estudo múltiplo de casos. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 5(14), p. 09–22. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n14p9-22

Edição

Seção

Artigos