A Educação Fiscal no Brasil: estudo realizado nos 27 Estados da Federação, distribuídos nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul E Centro-Oeste

Autores

  • Adriano Kozoroski Reis Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)
  • Maria Denize Henrique Casagrande Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n31p37-56

Palavras-chave:

Educação Fiscal, Instrumento à Modernização, Gestão Transparente e Eficiente dos Recursos Públicos, Estados da federação.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é verificar os meios de disseminação da Educação Fiscal no Brasil, especificamente nos 27 estados da federação, distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Como objetivos específicos tem-se: determinar mecanismos para a gestão transparente e eficiente dos recursos públicos; mostrar formas de divulgação destas ações para a sociedade e apresentar maneiras para a sociedade exercer o pleno exercício da cidadania. A metodologia utilizada é de pesquisa descritiva e bibliográfica, associada ao desempenho de órgãos públicos na disseminação da educação fiscal. A trajetória metodológica divide-se em três fases: a primeira, "Fundamentação Teórica", em que são abordados os temas relacionados ao assunto pesquisado. Trata-se de temas atinentes a Finanças Públicas, Sistema Tributário Nacional, Direito Constitucional, Controle Externo e Educação Fiscal. Na segunda fase apresenta-se a "Pesquisa de Campo", com a utilização de questionários aplicados aos profissionais ligados aos programas de educação fiscal. Na terceira e última fase apresenta-se uma "Proposta de Modelo de Gestão para Educação Fiscal". No final conclui-se que a perspectiva de avanço no programa de Educação Fiscal e a integração da sociedade ao controle social e transparente da gestão pública necessitam de um modelo de gestão capaz de avaliar os resultados do programa.

Biografia do Autor

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)

Contadora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, ensino e pesquisa em contabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social e SICOGEA, além de ser avaliadora de diversos periódicos e eventos científicos das áreas de Contabilidade e Administração. bRegistro: SC-026381/O

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Publicado

2012-05-23

Como Citar

Reis, A. K., Pfitscher, E. D., & Casagrande, M. D. H. (2012). A Educação Fiscal no Brasil: estudo realizado nos 27 Estados da Federação, distribuídos nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul E Centro-Oeste. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 11(31), p. 37–56. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n31p37-56

Edição

Seção

Artigos