Percepção dos Alunos de Ciências Contábeis em Relação à Carga Tributária no Brasil: Um Estudo Comparativo entre Alunos Ingressantes e Concluintes - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n34p66-79

Geordana Mendonça Curcino, Lucimar Antônio Cabral de Ávila, Rodrigo Fernandes Malaquias

Resumo


O objetivo geral deste artigo foi analisar comparativamente a percepção dos alunos ingressantes e concluintes de Graduação em Ciências Contábeis em relação à carga tributária no Brasil. Para atingir o citado objetivo, realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, e utilização de um questionário, que foi aplicado aos três primeiros e três últimos períodos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal mineira. Tal questionário foi elaborado com três blocos, o primeiro destinado a coletar dados sobre o perfil da amostra e os dois últimos compostos por questões sobre a carga tributária. Para análise dos dados foi utilizado o teste t de Student, para a verificação da ocorrência ou não de significância estatística entre as diferenças de respostas obtidas dos grupos. Os resultados sugerem que houve poucas diferenças significativas entre as percepções dos graduandos iniciantes e concluintes em relação à carga tributária no Brasil e que, portanto, a condição de concluinte não conferiu aos discentes maiores conhecimentos do que aos iniciantes. Além disso, verificou-se que os concluintes possuem uma visão mais pessimista em relação ao sistema tributário nacional do que os iniciantes.

Palavras-chave


Carga Tributária; Ciências Contábeis; Tributos.

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Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, Brasil. ISSN: 2237-7662


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