O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p63-78

Márcia Athayde Matias, Ana Carolina Vasconcelos Colares, Paulo Márcio Rocha, Luiz Ernani de Carvalho Junior

Resumo


Constata-se, atualmente, que o empreendedorismo tem tido uma importância cada vez mais crescente no mundo, em virtude das inúmeras mudanças que vêm ocorrendo, principalmente nas relações de trabalho. Vários países têm realizado ações no sentido de incluir o ensino de empreendedorismo em suas estruturas curriculares dos ensinos básico e superior cientes de que o empreendedor é um dos elementos que proporcionam condições de elevação de emprego e renda. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi o de identificar se a cultura de empreendedorismo é praticada nos cursos de graduação em ciências contábeis nas principais instituições de ensino superior do Brasil, tendo como foco as universidades federais. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa. A amostra analisada envolveu vinte e sete instituições federais. Cada uma delas representa uma unidade da federação. Como resultado, ficou evidenciado que o tema do empreendedorismo está presente de forma ainda muito incipiente nos projetos pedagógicos das instituições pesquisadas, mas que há uma tendência em direção à implementação em suas grades curriculares. Conclui-se, por fim, pela necessidade de maior estudo, conscientização e difusão do empreendedorismo por parte das instituições públicas de ensino superior para os cursos de ciências contábeis, no sentido de incentivar a classe contábil a desenvolver o potencial que possui no apoio aos empresários e desenvolvimento do país.

Palavras-chave


Ensino; Empreendedorismo; Ciências Contábeis.

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Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, Brasil. ISSN: 2237-7662


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