Reflexos na Controladoria com a Adesão da Empresa à Governança Corporativa

Autores

  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Gilton Paulo da Silva Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n36p70-82

Palavras-chave:

Reflexos, Controladoria, Adesão, Governança corporativa.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o reflexo que a adesão da empresa à Governança Corporativa traz à Controladoria. Para tanto foi realizada pesquisa exploratória, por meio de um estudo multicasos, com abordagem qualitativa. Foram selecionadas intencionalmente três empresas de Santa Catarina listadas na Bovespa em níveis diferenciados de Governança Corporativa. Para o estudo de campo, foi encaminhado via correio eletrônico questionário contendo 14 questões, que foram respondidas pelos principais envolvidos com a Controladoria e a implantação da Governança Corporativa nessas empresas. Os resultados da pesquisa mostram que a Controladoria tem papel de destaque no processo de implantação da Governança Corporativa, uma vez que gera informações e contribui com as outras áreas para o cumprimento das exigências decorrentes. Conclui-se, com base nos casos estudados, que a Controladoria estava preparada para atender às exigências das boas práticas de Governança Corporativa, uma vez que poucas mudanças foram necessárias nas empresas pesquisadas.

Biografia do Autor

Ilse Maria Beuren, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Registro CRC: RS-034508/O-T

Gilton Paulo da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau.
Registro CRC: SC-012786/O

Downloads

Publicado

2013-10-16

Como Citar

Beuren, I. M., & Silva, G. P. da. (2013). Reflexos na Controladoria com a Adesão da Empresa à Governança Corporativa. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(36), p. 70–82. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n36p70-82

Edição

Seção

Artigos