O Perfil Desejado do Egresso dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades de Santa Catarina - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n34p40-52

Silvana Dalmutt Kruger, Sady Mazzioni, Antonia Resende, Clésia Ana Gubiani, Antonio Zanin

Resumo


O objetivo do artigo é analisar o perfil do egresso dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades de Santa Catarina. Buscou-se estudar as habilidades, as competências e o perfil desejado do egresso pelas Instituições de Ensino Superior (IES) de acordo com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), sua relação com as Diretrizes Nacionais de Educação e as orientações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A amostra investigada é constituída de dez IES que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis e que possuem o status de "universidade". Os procedimentos metodológicos utilizados caracterizam a pesquisa como exploratória, de levantamento e qualitativa. Constatou-se que as IES "A", "B", "G" e "I"  contemplam todas as habilidades e competências orientadas pela Resolução CNE/CES 10/2004 e pelo CFC em seu PPC. A instituição de ensino superior "F" apresenta 87,5% das habilidades e competências. Já a IES "E" apresenta 37,5%, a "C" apresenta 25% e a "D" 12,5% das habilidades e competências, sendo que duas IES não contemplam qualquer das habilidades e competências propostas. Os achados indicam que as IES investigadas desejam um profissional contábil que revele capacidade de comunicação e interação com as organizações e a sociedade, que seja capaz de lidar com sistemas de informações, que apresente conhecimentos interdisciplinares, soluções para os desafios encontrados ao desempenhar a profissão, e olhar crítico. Adicionalmente, desejam que seja um indivíduo criativo, atualizado, ético e capaz de fazer a diferença no seu contexto de inserção.

Palavras-chave


Perfil do egresso; Habilidades e competências; Curso de Ciências Contábeis.

Texto completo:

PDF


Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, Brasil. ISSN: 2237-7662


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional