Escrituração Fiscal Digital (EFD): Vantagens e Desvantagens a partir da Literatura Selecionada

Autores

  • Sérgio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)
  • Bárbara Heidrich Seibert Koettker Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)
  • Tatiane de Oliveira Marques Universidade de Brasília - UNB
  • Luana Ramos Figueiredo Petri Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)
  • Maria Denize Henrique Casagrande Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n36p53-69

Palavras-chave:

Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), Fisco catarinense, Sistema de informação, Contabilidade tributária.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é revisar a implantação do projeto Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, a fim de que se possa identificar e discutir as vantagens e desvantagens da Escrituração Fiscal Digital a partir da literatura selecionada. A pesquisa foi realizada com base em entrevista com funcionário responsável pelo SPED fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina e a partir da literatura selecionada em uma busca sistemática. Como resultado da pesquisa, destaca-se que: (i) o projeto até então tem se mostrado eficiente ao proposto, como uma aceitabilidade boa dos contribuintes, expandindo gradativamente a excelência; (ii) as vantagens principais abordadas são as melhorias na qualidade da informação, o ganho de produtividade e a eficiência nos processos; (iii) as desvantagens principais são a dificuldade de preparação do pessoal, o custo financeiro e as mudanças na estrutura da empresa; e (iv) dentre as dificuldades pode-se citar o alto custo na implantação de sistemas de informação para a utilização do SPED e a preocupação do correto conhecimento dos contribuintes.Conclui-se que com o SPED-EFD o trabalho intelectual, o conhecimento do contador, sobrepõe-se ao operacional. Exige-se ainda que o profissional tenha visão gerencial, conhecimento em informática, habilidade de aprender e poder de feedback.

Biografia do Autor

Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2005). Atualmente é professor adjunto da UFSC e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821).
Registro CRC: SC-22410/O

Bárbara Heidrich Seibert Koettker, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Tatiane de Oliveira Marques, Universidade de Brasília - UNB

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutoranda pelo Programa Multi-institucional e Inter- regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UNB/UFPB/UFRN

Luana Ramos Figueiredo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)

Graduada na Universidade do Vale do Itajaí, colaboradora no SENAC-DR.
Registro CRC: SC-27.496/O

Maria Denize Henrique Casagrande, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2006). Atualmente é professora adjunta da UFSC, no Curso de Ciências Contábeis e desde junho de 2008 vem exercendo a função de Chefia do referido Departamento. Atua na disciplina de Contabilidade I para Calouros e em Contabilidade Tributária. Atua em projetos de extensão e em dois núcleos de pesquisa: o NINEIT e o NEMAC.
Registro CRC: SC-13808/O

Downloads

Publicado

2013-10-16

Como Citar

Petri, S. M., Koettker, B. H. S., Marques, T. de O., Petri, L. R. F., & Casagrande, M. D. H. (2013). Escrituração Fiscal Digital (EFD): Vantagens e Desvantagens a partir da Literatura Selecionada. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(36), p. 53–69. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n36p53-69

Edição

Seção

Artigos