Análise da relação entre gerenciamento de resultados e custo de capital em empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n44p9-23

Geovanne Dias de Moura, Francisca Francivânia Rodrigues Ribeiro Macêdo, Sady Mazzioni, Silvana Dalmutt Kruger

Resumo


O estudo objetivou analisar a relação entre o gerenciamento de resultados contábeis e o custo de capital próprio e de terceiros em empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva, conduzida por meio de análise documental e abordagem quantitativa dos dados referentes ao período de 2010 a 2013 de uma amostra composta de 217 empresas. Os resultados evidenciaram que houve elevação do custo de capital próprio. No que tange ao custo de capital de terceiros, quando analisado por meio da variável Kd, constatou-se que ocorreu uma pequena redução de 31,81% para 28,37%. Ao analisar o custo de capital de terceiros, por meio da variável Ki, constatou-se que houve aumento de 23,94% para 30,13%. Os resultados evidenciaram destaque para os gerenciamentos de baixas proporções, principalmente a partir do ano de 2011. Também entre as empresas analisadas aquelas com menor gerenciamento de resultados não apresentavam menor custo de capital próprio e de terceiros.


Palavras-chave


Gerenciamento de resultados; Custo de capital próprio; Custo de capital de terceiros; Empresas brasileiras; BM&FBovespa.

Texto completo:

PDF


Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, Brasil. ISSN: 2237-7662


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional