Relação entre formação docente, metodologias de ensino e resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n45p63-77

Mara Vogt, Larissa Degenhart, Vania Tanira Biavatti

Resumo


O estudo objetiva analisar a relação entre formação docente, metodologias de ensino e resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis (ENADE). Realizou-se uma pesquisa descritiva, de levantamento e quantitativa. Utilizou-se a análise discriminante por meio do LhStat®. A população do estudo compreendeu as 16 Instituições de Ensino Superior (IES) da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A amostra constituiu-se de 10 IES. Os resultados do estudo indicaram que há relação entre a formação dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis e as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas com o resultado do ENADE do ano de 2012. Destaca-se que a formação docente que mais influencia no conceito do ENADE é o Doutorado. Já no que tange às metodologias de ensino, a discussão de casos, os estudos baseados em problemas e as aulas práticas de campo, respectivamente, são as que mais influenciam no conceito.


Palavras-chave


Formação dos docentes; Conceito preliminar do curso; Metodologias de ensino.

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Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, Brasil. ISSN: 2237-7662


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