Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220203020

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico, Fatores Pessoais, Fatores Institucionais, Estilos de Aprendizagem.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo verificar a influência dos fatores pessoais, institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis nas disciplinas com o maior índice de reprovação de uma Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado com os alunos do 2º, 3º e 4º anos e foram obtidas 229 respostas válidas. Para testar as hipóteses, foi utilizada a estatística descritiva e multivariada (regressão). Os resultados indicam que alguns dos fatores pessoais, tais como “turno”, “escola do ensino médio”, “estado civil”, “experiência na área”, “horas de estudo extraclasse”, “faixa etária”, “jornada de trabalho”, “membros da família”, “moradia”, “participação econômica familiar” e “renda familiar” apresentaram relação estatisticamente significativa com o desempenho. Dos componentes institucionais, a estratégia do projeto pedagógico do curso apresentou influência, enquanto a estrutura, o ambiente interno, o sistema técnico e a estratégia do corpo docente não foram confirmados. Por fim, os estilos de aprendizagem mostraram-se significativos apenas na disciplina de Laboratório Contábil, na qual estudantes com estilo convergente apresentaram média superior aos demais estilos. A identificação dessas variáveis (características pertinentes aos discentes e à instituição) possibilita à coordenação do curso de Ciências Contábeis e aos docentes estudarem estratégias para melhorar o resultado acadêmico dessas disciplinas, que são as que apresentam o maior índice de reprovação. A longo prazo, também espera-se contribuir para uma melhora nos índices do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e no Exame de Suficiência.

Biografia do Autor

Katia Abbas, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá. Endereço: Av. Colombo, 5.790 | Jd. Universitário | 87020-900 | Maringá/PR | Brasil.

Amanda Kelen Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá. Endereço: Av. Colombo, 5.790 | Jd. Universitário | 87020-900 | Martingá/PR | Brasil.

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Publicado

2020-10-16

Como Citar

Abbas, K., & Lopes, A. K. (2020). Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 19. https://doi.org/10.16930/2237-766220203020

Edição

Seção

Artigos