Análise de Balanços Públicos: Considerações e Técnicas para o Balanço Patrimonial

Autores

  • Flávio da Cruz
  • Orion Augusto Platt Neto

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v2n4p58-75

Resumo

O balanço patrimonial é um dos quatro balanços públicos elaborados pela contabilidade pública brasileira, em conformidade com a Lei n.O 4.320/64. Tal peça possui características diferenciadas da 'utilizada no setor privado, o que implica em uma série de considerações para sua análise. Deste modo, inicialmente são apresentadas diversas considerações sobre as características próprias do setor estatal que o diferenciam do setor privado, repercutindo nos demonstrativos, na transposição de técnicas e em critérios de análise. A partir do conhecimento da estrutura, grupos e contas do balanço patrimonial público, faz-se uma ponte entre tal demonstrativo contábil e algumas técnicas conhecidas de análise de balanços. Com o intuito de fornecer parte do arcabouço teórico necessário à compreensão do tema, são vistos conceitos e termos da contabilidade e do orçamento Público. Adicionalmente, são fornecidos alguns indicadores para análise desenvolvidos pelo Núcleo dos Indicadores Contábeis Brasileiros (NICB), do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Para ilustrar, é apresentado o balanço patrimonial do Município de Florianópolis.

Biografia do Autor

Flávio da Cruz

Contador/Auditor, CRCSC nO 5.594/0. Professore pesquisador da Esag/Udesc e do Departamento de Ciências Contábeis do CSE/UFSC Mestre em Administração Pública. Coordenador do NICB/UFSC. Autor do livro "Auditoria Governamental" e co-autor dos livros UComentários à Lei n.º 4.320" e "Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada".

Orion Augusto Platt Neto

Bacharel em Ciências Contábeis. Mestrando em Eng. de Produção na Área de Gestão de Negócios e Pesquisador do NICB/UFSC. Professor Substituto de Finanças Públicas da UFSC e Professor de Contabilidade da ASSESC.

Downloads

Publicado

2003-04-01

Como Citar

Cruz, F. da, & Platt Neto, O. A. (2003). Análise de Balanços Públicos: Considerações e Técnicas para o Balanço Patrimonial. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 2(4), p. 58–75. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v2n4p58-75

Edição

Seção

Artigos