Determinação do Preço de Venda Custeio Tradicional X Custeio Alvo

Autores

  • Fabio Henrique Pereira

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v2n4p76-83

Palavras-chave:

Custo, Mercado Consulmidor, Custeio Tradicional, Custeio Alvo.

Resumo

Nesta nova economia em que vivemos o conhecimento
profundo sobre o cálculo dos custos e principalmente da formação do preço de venda dos produtos ou serviços é de vital importância à sobrevivência da empresa. Em virtude de tal importância é que este artigo faz uma análise comparativa entre dois sistemas de custeio utilizados para a formação do preço de venda. Um chamado de custeio tradicional onde o foco principal para a formação do preço de venda é a cobertura dos custos operacionais e da margem de lucro pretendida pela empresa. O outro sistema de custeio é mais recente e conhecido como custeio alvo ou custeio por metas ou ainda Target Costing, onde este ao contrário do custeio tradicional tem seu foco voltado para o cliente, ou seja, quem estabelece o preço de venda dos produtos ou serviços a serem comercializados é o mercado consumidor, pois a partir do preço de venda previamente estipulado é que a empresa vai determinar qual será o seu custo operacional e a margem de lucro a ser fixada. Porém, estes dois tipos de sistema de custeio para serem implantados com eficiência depende muito do tipo de negócio, do perfil adnlinistrativo e principalmente do plano estratégico adotado por cada empresa. 


Biografia do Autor

Fabio Henrique Pereira

Especialista em Auditoria Contábil e Gestão da Qualidade e Produtividade. Mestre em Gestão de Negócios/ UFSC. Professor do Curso de Ciências Contábeis da UNIVALI-Biguaçu/SC.

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Publicado

2003-04-01

Como Citar

Pereira, F. H. (2003). Determinação do Preço de Venda Custeio Tradicional X Custeio Alvo. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 2(4), p. 76–83. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v2n4p76-83

Edição

Seção

Artigos