Influência dos prazos de pagamento de compras, recebimento de clientes e de estocagem no resultado final das vendas de mercadorias

Autores

  • Rodney Wernke
  • Marluce Lembeck

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n7p49-64

Resumo

O artigo evidencia a importância do conhecimento dos efeitos ocasionados pelos prazos de pagamento das compras, recebimento das vendas e estocagem de produtos no resultado final das vendas de mercadorias. Após breve revisão da literatura enfocando os conceitos ligados ao tema, mediante diversos exemplos numéricos são enfocadas as quatro principais modalidades de negociação, ou seja: (i) compra à vista e venda à vista; (ii) compra à vista e venda a prazo; (iii) compra aprazo e venda à vista e (iv) compra a prazo e venda a prazo. Adicionalmente demonstra-se como escolher entre alternativas de compras ofertadas por fornecedores de insumos, quer à vista ou em opções com prazos distintos.

Biografia do Autor

Rodney Wernke

Contador, doutor em Engenharia de Produção/UFSC e professor no curso de Administração da UNISUL.

Marluce Lembeck

Contadora; especialista em Contabilidade Gerencial/UNISUL e professora no curso de Ciências Contábeis da UNISUL.

Downloads

Publicado

2011-09-28

Como Citar

Wernke, R., & Lembeck, M. (2011). Influência dos prazos de pagamento de compras, recebimento de clientes e de estocagem no resultado final das vendas de mercadorias. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 3(7), p. 49–64. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n7p49-64

Edição

Seção

Artigos