Análise de balanços e modelos científicos em Contabilidade

Autores

  • Antônio Lopes de Sá

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n8p9-20

Palavras-chave:

Balanço, Análise Contábil, Análise de Balanço, Modelos Científicos, Holismo Patrimonial.

Resumo

Dentre os vários critérios que existem para analisar balanços o que melhor pode oferecer opinião confiável é o fundamentado em modelos científicos. A relação entre a realidade incorrida e os padrões teóricos, todavia, não deve estar limitada a um critério de simples comparação isolada, mas, sim de um vasto estudo de comportamentos entre componentes de sistemas de funções. Razões e proporções devem ater-se ao regime sistemático, mas respeitando as interações e objetivando a entender o patrimônio sob o ângulo do holismo, ligado aos seus entornos. Deve-se ainda considerar, como metodologia de aplicação de um modelo, a capacidade de variação, de acordo com a necessidade do exame. É, ainda, recomendável que sempre se considere uma visão coerente com a finalidade da opinião a ser emitida, como decorrência da análise dos balanços.

Biografia do Autor

Antônio Lopes de Sá

Contador, economista, administrador, pesquisador, escritor, ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e detentor da medalha do Mérito Contábil João Lyra.

Downloads

Publicado

2004-08-04

Como Citar

Sá, A. L. de. (2004). Análise de balanços e modelos científicos em Contabilidade. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 3(8), p. 09–20. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n8p9-20

Edição

Seção

Artigos