ERP e a Contabilidade

Autores

  • Valter Augusto Krauss

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n8p27-36

Palavras-chave:

On-line, Único banco de dados, Tecnologia de ponta.

Resumo

A evolução da tecnologia da informação ofereceu às empresas a possibilidade de possuir sistemas totalmente integrados, proporcionando às organizações obter informações desejadas no momento oportuno, dentro de suas necessidades. Estes sistemas podem ser desenvolvidos internamente ou por terceiros que, em sua maioria, oferecem mais garantia em relação ao sucesso de implementação. O Enterprise Resource Planning - ERP é um sistema de informações que englobadiversos módulos ou subsistemas, que podem ser  configuráveis e atendem todas as necessidades de informações para alcançar metas, dentro de uma entidade pública ou privada, utilizando um único banco de dados, gerando informações em tempo real. O mercado mundial de produtores deste tipo de sistemas é um tanto resumido, destacando-se: SAP com 29% do mercado mundial; seguido pela Oracle com 1 0%; JD Edwards com 7% e PeopleSoft com 6%. No mercado competitivo, esta tecnologia de informação torna-se uma ferramenta importante tanto no processo operacional quanto no processo de gestão das entidades, podendo oferecer às organizações vantagem competitiva pela qualidade das informações disponíveis, proporcionada pela rapidez, segurança e confiabilidade nos dados obtidos.

Biografia do Autor

Valter Augusto Krauss

Contador, consultor de empresas Mestre em Contabilidade e Controladoria pela USP, Mestre em Administração de Empresas pela FURB, consultor de empresas e professor da Universidade Regional de Blumenau - Furb.

Downloads

Publicado

2004-08-04

Como Citar

Krauss, V. A. (2004). ERP e a Contabilidade. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 3(8), p. 27–36. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n8p27-36

Edição

Seção

Artigos