Marketing contábil: Um instrumento de comunicação na estratégia competitiva profissional - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p67-83

Autores

  • Omeri Dedonatto
  • Sady Mazzioni
  • Diogo Pereira dos Santos
  • Antônio Benedito Silva Oliveira
  • Márcia Edir Simon

Palavras-chave:

Marketing contábil, Mercado Competitivo, Valorização Profissional.

Resumo

A capacidade do profissional contabilista em gerar informações é altamente reconhecida, porém, a de externá-Ias não se repete com a mesma eficiência. Esta menor capacidade em tornar pública suas aptidões e conhecimentos pode comprometer a valorização do profissional em um ambiente altamente competitivo. No entanto, o avanço tecnológico, o advento da globalização, a difusão massificada da informação criou um ambiente favorável para correlacionar o marketing com os serviços profissionais e a capacidade potencial de influenciar a valorização da profissão contábil. O objetivo deste artigo é mostrar que o marketing contábil deve ser um instrumento de ajuda no enfrentamento de mudanças ambientais rápidas, de ampliar o relacionamento com os clientes atuais, atrair novos clientes, melhorar a eficiência dos esforços para o desenvolvimento de seus negócios e satisfazer as necessidades do cliente. Sua função é tornar a empresa mais competitiva, sem abalar a ética da profissão. Ainda que exista uma infinidade de contabilistas absolutamente contra a prática da comunicação, entendendo-a como um artifício antiético e de pouco merecimento, todos aplicam diariamente conceitos e técnicas de marketing, mesmo sem o perceber. O estudo caracteriza-se como exploratório e objetiva descrever as características e a forma de utilização do marketing pelas organizações contábeis da cidade de Chapecó-SC. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado em 37 organizações. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstram que alguns dos profissionais contábeis possuem uma certa retração no que diz respeito à prática de marketing. 

 

Biografia do Autor

Omeri Dedonatto

Contador, Mestre em Contabilidade pela FURB, Professor de Contabilidade na UNOCHAPECÓ.

Sady Mazzioni

Contador, Mestre em Contabilidade pela FURB, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UNOCHAPECÓ.

Diogo Pereira dos Santos

Administrador, Mestrando em Administração pela FURB, Professor de Marketing na UNOCHAPECÓ.

Antônio Benedito Silva Oliveira

Professor Doutor em Contabilidade.

Márcia Edir Simon

Bacharel em Ciências Contábeis.

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Publicado

17/10/2011

Como Citar

Dedonatto, O., Mazzioni, S., Santos, D. P. dos, Oliveira, A. B. S., & Simon, M. E. (2011). Marketing contábil: Um instrumento de comunicação na estratégia competitiva profissional - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p67-83. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 3(9), p. 67–83. Recuperado de https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1036

Edição

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