A importância dos controles gerenciais para o agribusiness

Autores

  • Sady Mazzioni
  • Antonio Zanin
  • Silvana Dalmutt Kruger
  • Jorge Luiz Klein da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n16p9-26

Palavras-chave:

Agronegócios, Controladoria, Controles Gerenciais

Resumo

O presente estudo aborda o uso dos controles gerenciais para a gestão das propriedades rurais. O objetivo é verificar, junto aos produtores agropecuários, a utilização da contabilidade como ferramenta de controle gerencial, visando a obtenção de informações relevantes para a gestão de suas atividades. Justifica-se a elaboração do estudo pela contribuição do agronegócio na economia brasileira. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam a pesquisa como exploratória, quanto aos objetivos; de levantamento, quanto aos procedimentos e quantitativa, quanto à abordagem do problema. A pesquisa de campo adotou, como instrumento de coleta de dados, questionários aplicados em cem empresas rurais pertencentes à região de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó - SC. Os resultados do estudo apontam que as entidades pesquisadas se constituem de pequenas propriedades, com predomínio da atividade agrícola e zootécnica. A mão-de-obra é essencialmente familiar, com poucos trabalhadores contratados. Há uma predominância, entre os empresários rurais pesquisados, em rlão separar as despesas particulares dos seus negócios agropecuários, não utilizando qualquer meio de anotação para a tomada de decisões. Ficou constatado que o produtor não conhece com convicção o custo de sua produção e o preço dos produtos é estabelecido pela cooperativa ou pela empresa compradora. As conclusões apontam para as dificuldades do produtor rural em conhecer e reconhecer a contabilidade como meio de identificar, mensurar e analisar as informações obtidas no desenvolvimento de suas atividades. Consequentemente, os produtores não conhecem com clareza o resultado obtido em cada período.

 


Biografia do Autor

Sady Mazzioni

Contador, professor de Graduação e Especialização na Unochapecó, Especialista em Controladoria e Finanças - Unoesc/Chapecó, Mestre em Contabilidade/FURB e vice-diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Unochapecó.

Antonio Zanin

Contador, pós-graduação latu-sensu em Contabilidade e Finanças - Unoesc/Joaçaba, Mestre em Ciências Contábeis - PUC/SP e professor de Graduação e Pós-Graduação na Unochapecó.

Silvana Dalmutt Kruger

Contadora, professora na Unochapecó e Celer Faculdades, Especialista em Gerência da Qualidade nos Serviços Contábeis - UNOESC/Chapecó e CRCSC e mestranda em Administração Estratégica de Negócios pelo Instituto ICEPE/Argentina.

Jorge Luiz Klein da Rocha

Bacharel em Ciências Contábeis - Unochapecó.

Downloads

Publicado

2007-04-02

Como Citar

Mazzioni, S., Zanin, A., Kruger, S. D., & Rocha, J. L. K. da. (2007). A importância dos controles gerenciais para o agribusiness. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 6(16), p. 09–26. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n16p9-26

Edição

Seção

Artigos