Qualidade da Prestação de Serviços Contábeis sob a Ótica dos Clientes

Autores

  • Ricardo Moreira
  • Sabrina do Nascimento
  • Juliane Vieira de Souza
  • Loreci João Borges

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v8n23p23-41

Palavras-chave:

Avaliação, Satisfação dos Clientes, Qualidade dos Serviços Contábeis

Resumo

Diante da atual competitividade a que as organizações estão expostas, o grande desafio dos prestadores de serviço é corresponder às necessidades e expectativas de seus clientes. Para tanto, faz-se necessário prestar um serviço de qualidade, em que a satisfação do contratante torna-se o principal objetivo da organização. Assim, este artigo tem por objetivo investigar a percepção das micro e pequenas empresas de Florianópolis sobre a qualidade dos serviços prestados pelos contabilistas. Para tanto, o estudo, de caráter descritivo, foi realizado por meio de um levantamento de múltiplos casos, com uma abordagem qualitativa dos dados. A fonte coletada dos dados é de natureza primária, obtida com a aplicação de um questionário, contendo questões fechadas sobre a temática, aplicado em 100 (cem) empresas sediadas na cidade de Florianópolis, escolhidas em virtude de sua acessibilidade. Os resultados obtidos são divididos em quatro segmentos (ramo de atividade, número de funcionários, faturamento médio mensal e valor pago pela prestação dos serviços contábeis). Por fim, conclui-se que os objetivos traçados foram alcançados, pois verificou-se que, apesar dos escritórios de contabilidade não estarem satisfazendo totalmente a seus clientes, é notório o interesse demonstrado pelos contadores em melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Biografia do Autor

Ricardo Moreira






Sabrina do Nascimento

Instituto Superior da Grande Florianópolis (SC).

Juliane Vieira de Souza

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)

Loreci João Borges

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC)

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Publicado

2009-08-03

Como Citar

Moreira, R., Nascimento, S. do, Souza, J. V. de, & Borges, L. J. (2009). Qualidade da Prestação de Serviços Contábeis sob a Ótica dos Clientes. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 8(23), p. 23–41. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v8n23p23-41

Edição

Seção

Artigos