O desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Ciências Contábeis das universidades de Santa Catarina nas questões pertinentes à Contabilidade de custos na prova Enade 2006
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n25p47-64Palavras-chave:
Avaliação da educação superior, ENADE, Contabilidade de custos.Resumo
O objetivo deste artigo consiste em verificar o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de Ciências Contábeis das universidades de Santa Catarina nas questões do ENADE 2006 relacionadas à disciplina de contabilidade de custos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa, por meio de um estudo documental nos relatórios elaborados pelo INEP. Os resultados demonstram que: (i) houve uma concentração do assunto método de custeio variável nas questões da prova ENADE, (ii) a variação média em pontos percentuais entre o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes nas questões específicas à contabilidade de custos foi de 13,01%, 8,22%, 3,06% e 3,64% nas questões 16, 30, 33 e 34 respectivamente; (iii) a variação média em pontos percentuais entre o desempenho de modo geral dos alunos ingressantes e concluintes nas questões pertinentes à contabilidade de custos foi de 6,98%. Com isso, verifica-se que o desempenho médio dos alunos é fraco, considerando a relevância da contabilidade de custos na gestão das organizações. Conclui-se que os cursos de Ciências Contábeis das universidades catarinenses devem estar atentos e implementar melhorias no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina, pois os resultados encontrados não foram satisfatórios.Downloads
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