O processo de desconcentração e pulverização dos investimentos e a popularização do mercado de ações brasileiro pós 2001

Autores

  • Joelcy José Sá Lanzarini
  • Jamerson Viegas Queiroz
  • Natália Veloso
  • Hélio Roberto Hékis

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n26p45-61

Palavras-chave:

Bolsa de Valores, Clube de Investimentos, Popularização.

Resumo

Visando a ampliar o número de investidores no mercado de renda variável, foram criadas pela BOVESPA diversas ferramentas operacionais e programas educativos, que facilitaram a difusão e deram maior agilidade ao mercado de capitais. Entre estes, surgiram os clubes de investimentos que podem ser entendidos como associações voluntárias de investidores, os quais, de forma consorciada, realizam aplicações no mercado de capitais, administrando diretamente essas carteiras com a assistência e assessoria de instituições especializadas (bancos, sociedades corretoras, etc,). O presente trabalho tem por objetivo apresentar as mudanças ocorridas no processo de desconcentração do mercado e a pulverização dos investimentos ocorridos na BOVESPA, hoje BM&FBOVESPA, a partir de 2001, visando à popularização do mercado de ações no Brasil. Fará cumprir os objetivos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados em órgãos do Banco Central do Brasil e na BM&FBOVESPA. O estudo mostrou que as mudanças recentes na bolsa levaram à inclusão de milhões de investidores minoritários, que até então desconheciam o mercado de capitais ou consideravam-no elitista e concentrado. Estas mudanças oportunizaram a estes investidores a possibilidade de obter mais rentabilidade que a oferecida pelos investimentos formais do mercado, embora com maior grau de risco. Atualmente, o mercado de capitais brasileiro está muito mais desconcentrado, pulverizado e popular do que já o foi e isto se reflete nos milhões de brasileiros, oportunizados e incluídos neste mercado. O número de investidores aumentou consideravelmente, assim como o número de clubistas e de clubes de investimentos.

Biografia do Autor

Joelcy José Sá Lanzarini

Graduado em Economia pela UNESC, Especialização em MBA Gerência Financeira - Mercado de Trabalho pela UNESC, Especialização em MBA Gerência Financeira - Formação Magistério pela UNESC e Curso Técnico-profissionalizante pela Escola Agrotécnica Federal de Concórdia. Atualmente é Docente especialista da UNESC e Extensionista Rural da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Jamerson Viegas Queiroz

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, Mestre em Economia pela UFSC e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do mestrado em Engenharia de Produção da UFRN.

Natália Veloso

Mestranda em Engenharia de Produção na
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Engenharia de Produção pela UFRN.

Hélio Roberto Hékis

Doutor em Engenharia de Produção e Serviços pela UFSC, Mestre em Administração pela UDESC/ESAG. Especialista em Auditoria Empresarial pela UFSC e Graduado em Ciências Contábeis pela UFSC. Atualmente é Professor Adjunto - I, do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

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Publicado

2010-08-06

Como Citar

Lanzarini, J. J. S., Queiroz, J. V., Veloso, N., & Hékis, H. R. (2010). O processo de desconcentração e pulverização dos investimentos e a popularização do mercado de ações brasileiro pós 2001. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 9(26), p. 45–61. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n26p45-61

Edição

Seção

Artigos