A evidenciação da prática corporativa de ações de responsabilidade social com o uso do balanço social

Autores

  • Sady Mazzioni
  • Daniela Di Domenico
  • Antonio Zanin

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n27p43-59

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Sistema de Informação Contábil, Balanço Social.

Resumo

A responsabilidade social corporativa é uma estratégia recente para potencializar o desenvolvimento das organizações no engajamento socioambiental. Essa tendência decorre da maior conscientização do consumidor, que procura por produtos e práticas que gerem melhorias para o meio ambiente e para a comunidade, valorizando os aspectos éticos ligados com a cidadania empresarial. A contabilidade possui instrumentos capazes de evidenciar a prática de ações de responsabilidade social, resumidos no balanço social, um demonstrativo que evidencia informações de caráter econômico, financeiro, social e ambiental, podendo ser direcionados para um grupo diversificado de usuários. O objetivo central da pesquisa é estudar as práticas de ações de responsabilidade social em uma empresa que industrializa estofados. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam a pesquisa como exploratória, quanto aos objetivos; estudo de caso, quanto aos procedimentos; e, qualitativa e quantitativa, quanto à abordagem do problema. O demonstrativo sugerido contempla um conjunto de indicadores que possibilitam avaliar a postura da cidadania empresarial no período analisado. As conclusões remetem ao entendimento de que o balanço social é um instrumento que complementa o conjunto de relatórios aos usuários da informação contábil.

Biografia do Autor

Sady Mazzioni

Contador, com Pós-Graduação em Controladoria e Finanças em Docência na Educação Superior Gestão e Liderança Universitária. Mestre em Contabilidade e Controladoria – FURB. Atualmente é Professor e Vice-Reitor de Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.

Daniela Di Domenico

Contadora e Mestranda em Contabilidade e Controladoria pela FURB.

Antonio Zanin

Contador, com Especialização em Controladoria e Finanças. Mestre em Contabilidade e Atuária – PUC/SP e Doutorando em Engenharia de Produção – UFRGS. Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis – Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.

Downloads

Publicado

2010-12-03

Como Citar

Mazzioni, S., Di Domenico, D., & Zanin, A. (2010). A evidenciação da prática corporativa de ações de responsabilidade social com o uso do balanço social. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 9(27), p. 43–59. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n27p43-59

Edição

Seção

Artigos