PROGRAMAÇÃO LINEAR E OS CUSTOS PARA PLANEJAMENTO - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v4n11p9-20

Autores

  • Valter Augusto Krauss
  • Ricardo Luiz Wüst Corrêa de Lyra
  • Tarcísio Pedro da Silva

Palavras-chave:

Correlação entre variáveis, Definição de regressões para determinação de lucro.

Resumo

A regressão linear simples é uma ferramenta estatística muito útil para a área de ciências sociais, aplicável para analisar e predizer o valor de uma variável, sabendo-se o valor de outra. Com base em dados coletados sobre estas duas variáveis, obtém-se uma equação que serve para determinar valores de uma variável, quando conhecidos valores de outra, estimar valores de uma variável e predizer valores futuros. As técnicas de regressão e correlação referem-se à estimação de uma relação que possa existir em uma população. A regressão e a correlação baseiam-se em dados amostrais para determinar como duas variáveis são relacionadas entre si. A correlação fornece um número que resume o grau de relacionamento entre duas variáveis e a regressão tem como resultado uma equação matemática que descreve o relacionamento entre as variáveis.

Biografia do Autor

Valter Augusto Krauss

Contador, professor da Furb, Mestre em Contabilidade e Controladoria pela USP e em Administração de Empresas pela FURB.

Ricardo Luiz Wüst Corrêa de Lyra

Contador, professor universitário, mestre em Ciências Contábeis pela USP e especialista em Controladoria pela FURB.

Tarcísio Pedro da Silva

Contador e professor universitário, mestrando em Contabilidade e Controladoria pela FURB e especialista em Contabilidade Gerencial.

Downloads

Publicado

25/10/2011

Como Citar

Krauss, V. A., Lyra, R. L. W. C. de, & Silva, T. P. da. (2011). PROGRAMAÇÃO LINEAR E OS CUSTOS PARA PLANEJAMENTO - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v4n11p9-20. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 4(11), p. 09–20. Recuperado de https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1139

Edição

Seção

Artigos