A quarta via das instituições de ensino superior: a responsabilidade social

Autores

  • Cristina Melim Petrelli
  • Nelson Colossi

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n13p71-83

Palavras-chave:

Responsabilidade social, Universidade.

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) realizam uma função social significativa: prover formação superior a pessoas capazes de influenciar o processo de desenvolvimento da sociedade em direção a melhorias da vida humana no planeta. Dessa forma, elas atendem a demanda de profissionais para o mercado de trabalho. Além dessa função, as IES têm ainda a nobre missão de educar o homem em sua totalidade, promovendo sua cidadania e estimulando-lhe valores éticos, em tudo o que diz respeito à sobrevivência e às condições da vida humana individual ou associada. Porém, nem sempre a sociedade percebe a amplitude da ação formadora-educadora dessas instituições e, assim, muitas vezes não a reconhecem como agente promotora da transformação e desenvolvimento social. Por esta razão, faz-se necessário que as IES promovam a divulgação de suas atividades para que a sociedade onde ela está inserida possa conhecê-la e avaliar seus resultados. O processo de Avaliação Institucional promovido pelo MEC tem por finalidade precípua mensurar e avaliar as IES brasileiras, especialmente em relação a abrangência e ao nível de realização de suas funções institucionais. A experiência brasileira de Avaliação Institucional, embora recente, tem sinalizado a necessidade de mudanças na política e nos procedimentos utilizados para avaliar o ensino superior no Brasil. Em uma dessas exigências, observa-se a tendência, cada vez mais acentuada, de incluir entre os critérios de avaliação de uma IES, o que se refere ao seu relacionamento com a sociedade em geral. De fato, segundo os novos critérios de Avaliação Institucional, o conceito de um Curso pode ser afetado pelo seu envolvimento com a sociedade. Ou seja, além de critérios específicos, tais como aprendizagem, estrutura física e corpo docente, avalia-se, também, o binômio instituição-sociedade. Entre os diferentes parâmetros pelos quais o relacionamento de uma instituição de ensino superior com a sociedade pode ser medido, destaca-se, especialmente, o que tem sido chamado de Responsabilidade Social, cuja finalidade é mensurar, além das funções institucionais tradicionais - ensino, pesquisa e extensão, a sua a abrangência e legitimidade de sua Responsabilidade Social junto à sociedade a quem ela serve. Este artigo trata desta nova função das IES - Responsabilidade Social e procura demonstrar que a missão das Instituições de Ensino Superior vai além de suas funções básicas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Biografia do Autor

Cristina Melim Petrelli

Contadora, Mestre em Administração UFSC,
professora da UNIVALI, da Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE) e da Faculdade Avantis, no curso de Administração.

Nelson Colossi

Professor do Curso de Graduação e
Pós-Graduação em Administração na UFSC; Doutor em Administração Universitária - The George Washington University, USA; Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

Downloads

Publicado

2006-04-03

Como Citar

Petrelli, C. M., & Colossi, N. (2006). A quarta via das instituições de ensino superior: a responsabilidade social. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 5(13), p. 71–83. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n13p71-83

Edição

Seção

Artigos