Um estudo acerca do uso da gestão de riscos estratégicos na auditoria de gestão da Marinha do Brasil

Autores

  • Stella Regina Reis da Costa
  • Jeisom de Melo Fajardo

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n28p73-89

Palavras-chave:

Estratégia, Auditoria de Gestão, Gestão de Riscos.

Resumo

Em face das novas perspectivas para os trabalhos de auditoria, agora dirigidos para aspectos relacionados ao desempenho da gestão, e pela notoriedade que o debate a respeito do tema possui, a partir das determinações emanadas pelo órgão máximo de fiscalização do Poder Executivo Federal – O Tribunal de Contas da União –, determinados aspectos afetos ao alcance da excelência da gestão ganharam destaque. Neste estudo, procura-se explorar o impacto que a ferramenta de gerenciamento de riscos promove no desempenho dos processos de gestão das Unidades Jurisdicionadas da Marinha do Brasil, sob a ótica dos resultados estratégicos pretendidos pelo órgão, por meio da pesquisa bibliográfica. Diante disto, e tendo em vista as condicionantes impostas pelo Tribunal de Contas, para apresentação das prestações de contas do erário, verificou-se que a necessidade de implantação do Planejamento Estratégico nas unidades administrativas da Marinha do Brasil ficou imperiosa, que os riscos estratégicos mais relevantes dizem respeito à necessidade de pessoal e material, que os riscos operacionais devem ser acompanhados pelos gestores e que o gerenciamento dos riscos em nível estratégico irá requerer o comprometimento e o acompanhamento permanente dos altos escalões da Administração da Marinha.

Biografia do Autor

Stella Regina Reis da Costa

Doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ. Atualmente é Professora do Mestrado em Sistemas de Gestão da UFF e UFRRJ.

Jeisom de Melo Fajardo

Especialista em Contabilidade e Auditoria. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente ocupa o cargo de Auditor Interno de Gestão e Patrimônio da Marinha do Brasil.

Downloads

Publicado

2011-04-04

Como Citar

Costa, S. R. R. da, & Fajardo, J. de M. (2011). Um estudo acerca do uso da gestão de riscos estratégicos na auditoria de gestão da Marinha do Brasil. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 10(28), p. 73–89. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n28p73-89

Edição

Seção

Artigos