Análise da Percepção dos Acadêmicos Egressos do Curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas da Grande Florianópolis sobre o Sistema Público de Escrituração Digital - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n31p23-36

Autores

  • Stephanie Kalynka Rocha Centro Universitário São José – USJ (SC)
  • Fernando Nitz de Carvalho Centro Universitário São José – USJ (SC)

Palavras-chave:

Evolução tecnológica, SPED, Acadêmicos, Desenvolvimento Profissional.

Resumo

Atualmente, tanto a evolução tecnológica implantada pelo fisco, quanto a convergência das normas brasileiras de contabilidade aumentaram as responsabilidades dos contadores, exigindo atualização constante dos profissionais. Dentro desse contexto, a pesquisa tem por objetivo diagnosticar a percepção dos acadêmicos egressos das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da grande Florianópolis sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), com o intuito de identificar quais os métodos utilizados para o desenvolvimento profissional, visto que esse tema não consta dos currículos acadêmicos. O método empregado consiste em uma pesquisa descritiva, realizada por meio de levantamento, com enfoque quantitativo. Para refletir as indagações da pesquisa foi aplicado um questionário com os formandos de 2011/1 do curso de Ciências Contábeis das IES públicas da região da grande Florianópolis. Os resultados da pesquisa demonstram que apenas 11% dos acadêmicos afirmam conhecer o SPED, assim como seus respectivos projetos, sendo que 46% afirmam conhecer somente alguns projetos. A pesquisa também demonstra que 53% dos acadêmicos já se qualificaram sobre o tema, desenvolvido por meio de cursos, palestras, aulas e seminários. Os acadêmicos creem que no SPED encontra-se um tema de grande importância, sendo que 89% da amostra acreditam que o SPED transforma a maneira da entrega das obrigações acessórias, simplificando-as e tornando o contador uma peça fundamental para o desenvolvimento de informações confiáveis ao fisco.

Biografia do Autor

Stephanie Kalynka Rocha, Centro Universitário São José – USJ (SC)

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Municipal de São José.

Fernando Nitz de Carvalho, Centro Universitário São José – USJ (SC)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente é Professor do Centro Universitário Municipal de São José.

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Publicado

23/05/2012

Como Citar

Rocha, S. K., & Carvalho, F. N. de. (2012). Análise da Percepção dos Acadêmicos Egressos do Curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas da Grande Florianópolis sobre o Sistema Público de Escrituração Digital - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n31p23-36. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 11(31), p. 23–36. Recuperado de https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1256

Edição

Seção

Artigos