Percepção dos Alunos de Ciências Contábeis em Relação à Carga Tributária no Brasil: Um Estudo Comparativo entre Alunos Ingressantes e Concluintes

Autores

  • Geordana Mendonça Curcino Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucimar Antônio Cabral de Ávila Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n34p66-79

Palavras-chave:

Carga Tributária, Ciências Contábeis, Tributos.

Resumo

O objetivo geral deste artigo foi analisar comparativamente a percepção dos alunos ingressantes e concluintes de Graduação em Ciências Contábeis em relação à carga tributária no Brasil. Para atingir o citado objetivo, realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, e utilização de um questionário, que foi aplicado aos três primeiros e três últimos períodos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal mineira. Tal questionário foi elaborado com três blocos, o primeiro destinado a coletar dados sobre o perfil da amostra e os dois últimos compostos por questões sobre a carga tributária. Para análise dos dados foi utilizado o teste t de Student, para a verificação da ocorrência ou não de significância estatística entre as diferenças de respostas obtidas dos grupos. Os resultados sugerem que houve poucas diferenças significativas entre as percepções dos graduandos iniciantes e concluintes em relação à carga tributária no Brasil e que, portanto, a condição de concluinte não conferiu aos discentes maiores conhecimentos do que aos iniciantes. Além disso, verificou-se que os concluintes possuem uma visão mais pessimista em relação ao sistema tributário nacional do que os iniciantes.

Biografia do Autor

Geordana Mendonça Curcino, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda do curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Lucimar Antônio Cabral de Ávila, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Contabilidade e Controladoria, Mestrado em Desenvolvimento Econômico e é Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU). 

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Controladoria e Finanças, Mestrado em Administração e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU).

Downloads

Publicado

2013-04-03

Como Citar

Curcino, G. M., Ávila, L. A. C. de, & Malaquias, R. F. (2013). Percepção dos Alunos de Ciências Contábeis em Relação à Carga Tributária no Brasil: Um Estudo Comparativo entre Alunos Ingressantes e Concluintes . Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(34), p. 66–79. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n34p66-79

Edição

Seção

Artigos