O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis

Autores

  • Márcia Athayde Matias UFMG
  • Ana Carolina Vasconcelos Colares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Paulo Márcio Rocha
  • Luiz Ernani de Carvalho Junior UFMG

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p63-78

Palavras-chave:

Ensino, Empreendedorismo, Ciências Contábeis.

Resumo

Constata-se, atualmente, que o empreendedorismo tem tido uma importância cada vez mais crescente no mundo, em virtude das inúmeras mudanças que vêm ocorrendo, principalmente nas relações de trabalho. Vários países têm realizado ações no sentido de incluir o ensino de empreendedorismo em suas estruturas curriculares dos ensinos básico e superior cientes de que o empreendedor é um dos elementos que proporcionam condições de elevação de emprego e renda. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi o de identificar se a cultura de empreendedorismo é praticada nos cursos de graduação em ciências contábeis nas principais instituições de ensino superior do Brasil, tendo como foco as universidades federais. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa. A amostra analisada envolveu vinte e sete instituições federais. Cada uma delas representa uma unidade da federação. Como resultado, ficou evidenciado que o tema do empreendedorismo está presente de forma ainda muito incipiente nos projetos pedagógicos das instituições pesquisadas, mas que há uma tendência em direção à implementação em suas grades curriculares. Conclui-se, por fim, pela necessidade de maior estudo, conscientização e difusão do empreendedorismo por parte das instituições públicas de ensino superior para os cursos de ciências contábeis, no sentido de incentivar a classe contábil a desenvolver o potencial que possui no apoio aos empresários e desenvolvimento do país.

Biografia do Autor

Márcia Athayde Matias, UFMG

Professora Adjunta do Depto de Ciências Contábeis da UFMG.

Ana Carolina Vasconcelos Colares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora Assistente do Departamento de Ciencias Contábeis da PUC Minas.

Paulo Márcio Rocha

Graduado em Ciências Contábeis Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Luiz Ernani de Carvalho Junior, UFMG

Mestrando em Ciências Contábeis - UFMG, Especialista em Direito  Tributário (Faculdades Milton Campos) e Ciências Contábeis (Newton Paiva).

Downloads

Publicado

2013-07-25

Como Citar

Matias, M. A., Colares, A. C. V., Rocha, P. M., & Carvalho Junior, L. E. de. (2013). O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(35), p. 63–78. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p63-78

Edição

Seção

Artigos