O Mercado de Trabalho na Percepção dos Concluintes do Curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Leandro Politelo Universidade Regional de Blumenau – FURB (SC)
  • Leossania Manfroi Universidade Regional de Blumenau – FURB (SC)
  • Paulo Roberto da Cunha Universidade Regional de Blumenau – FURB (SC)

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p79-98

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Ciências Contábeis, Ensino superior.

Resumo

A relação entre o ensino em contabilidade e as exigências do mercado de trabalho tem sido objeto de diversas pesquisas. Neste sentido, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos concluintes do curso de Ciências Contábeis relativamente às oportunidades do mercado de trabalho. A pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado por meio da aplicação de um questionário composto de perguntas fechadas às instituições de ensino superior do oeste do estado de Santa Catarina. Participaram da pesquisa as instituições Faculdade de Itapiranga (FAI Faculdades), Universidade do Estado de Santa Catarina (UNOESC), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e Faculdade Empresarial de Chapecó (Uceff Faculdades). A análise dos resultados foi efetuada por meio de estatística descritiva. Os achados da pesquisa apontam que o ensino superior em Ciências Contábeis tem impacto positivo sobre o ingresso dos acadêmicos no mercado de trabalho, indicam também que os acadêmicos tiveram como principal dificuldade, ao ingressarem na área profissional, a inexperiência na área de formação.

Biografia do Autor

Leandro Politelo, Universidade Regional de Blumenau – FURB (SC)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Leossania Manfroi, Universidade Regional de Blumenau – FURB (SC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Uceff Faculdades.
Registro CRC: SC-023990/0-5

Paulo Roberto da Cunha, Universidade Regional de Blumenau – FURB (SC)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pelo PPGCC FURB. Professor do PPGCC da FURB.
Registro CRC: SC-24000/O

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Politelo, L., Manfroi, L., & Cunha, P. R. da. (2024). O Mercado de Trabalho na Percepção dos Concluintes do Curso de Ciências Contábeis. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(35), p. 79–98. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p79-98

Edição

Seção

Artigos