Habilidades e Competências do Controller: um Estudo com Alunos de Cursos de Pós-graduação em Controladoria

Autores

  • Jaqueline Gomes Rodrigues de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Aldo Leonardo Cunha Callado UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Brasiliana Sulamita B. Cavalcanti UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n38p52-64

Palavras-chave:

Habilidades, Competências, Controller.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar quais habilidades e competências são desenvolvidas em cursos de pós-graduação (lato senso) com ênfase em controladoria, que estão relacionadas com o perfil contemplado na literatura para o profissional controller. A pesquisa tem como base teórica os estudos desenvolvidos por Baruch e Peiperl (2000), Baruch e Lemming (2001) e Baruch et al. (2003), acerca das competências e habilidades desenvolvidas a partir de cursos de pós-graduação (Master of Business Administration - MBA). Quanto às competências específicas do controller, a investigação se fundamentou em estudos desenvolvidos por Kester (1928), Moseley e Henning (1970), Martin (2002), Anthony; Govindarajan (2002); Horngren; Sundem e Stratton (2004). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e quantitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário estruturado com estudantes de cursos pós-graduação na cidade de João Pessoa/PB. O estudo indica quais competências foram notadas como mais desenvolvidas, dentre as quais se destacam: habilidades financeiras, de avaliação econômica, habilidades associadas à contabilidade e planejamento estratégico. Os resultados contribuem para fortalecer o pensamento de que um curso de pós-graduação pode adicionar valor aos graduados, tornando-os mais preparados para as demandas do mercado.

Biografia do Autor

Jaqueline Gomes Rodrigues de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestranda do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós Graduação em Ciências Contábeis UNB/UFPB/UFRN.

Aldo Leonardo Cunha Callado, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professor da Universidade Federal da Paraíba e do Programa Multinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN.

Brasiliana Sulamita B. Cavalcanti, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestranda do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós Graduação em Ciências Contábeis UNB/UFPB/UFRN.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Araújo, J. G. R. de, Callado, A. L. C., & Cavalcanti, B. S. B. (2014). Habilidades e Competências do Controller: um Estudo com Alunos de Cursos de Pós-graduação em Controladoria. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 13(38), p. 52–64. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n38p52-64

Edição

Seção

Artigos