Panorama dos Retornos dos IPO's sob o Ponto de Vista do Investidor

Autores

  • Jailson da Conceição Teixeira de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Carvalho Cunha Analista de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n41p74-89

Palavras-chave:

IPO, Retorno, MAARS, BHARS.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os processos de abertura de capital de empresas que ocorreram no Brasil no período de 2004 a 2010 e avaliar se eles têm trazido benefícios para os investidores individualmente. Para analisar o desempenho do IPO no mercado acionário brasileiro serão empregados os métodos Market Adjusted Abnormal Returns (MAARSS) e Buy-and-Hold Adjusted Returns (BHARS), os mesmos utilizados por Toniato (2007) que comparam o retorno de uma ação qualquer com o seu respectivo benchmarks. As rentabilidades calculadas a partir da data dos IPO's foram extraídas da plataforma Bloomberg. e mensuradas para as seguintes janelas: 1 dia, 1 ano e 3 anos, períodos semelhantes aos escolhidos por Ritter e Welch (2002). Os resultados obtidos nesse trabalho confirmam o fenômeno do underpricing na amostra e apontam ainda que os retornos de longo prazo são afetados pelo aquecimento do mercado no lançamento dos IPO's. Fica como sugestão para trabalhos futuros isolar o efeito provocado pelos coordenadores na precificação da oferta e, por conseguinte, no desempenho das ações, em função do aquecimento de mercado.

Biografia do Autor

Jailson da Conceição Teixeira de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba e Professor na Faculdade Mauricio de Nassau/João Pessoa.

Daniel Carvalho Cunha, Analista de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional

Graduado em Economia pela UnB e Analista de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional.

Downloads

Publicado

2015-04-23

Como Citar

Oliveira, J. da C. T. de, & Cunha, D. C. (2015). Panorama dos Retornos dos IPO’s sob o Ponto de Vista do Investidor. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 14(41), p. 74–89. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n41p74-89

Edição

Seção

Artigos