Informações por Segmento: análise do nível de evidenciação das companhias listadas no novo mercado

Autores

  • Camila Weschenfelder Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
  • Sady Mazzioni Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n39p21-33

Palavras-chave:

Informações por segmento, Evidenciação, Novo Mercado.

Resumo

As normas internacionais de Contabilidade contribuíram para melhorar o nível de transparência das demonstrações financeiras, disponibilizando informações gerenciais, como as informações por segmento. A pesquisa objetivou verificar o nível de evidenciação do CPC 22 - Informações por segmento - das demonstrações contábeis intermediárias, analisando 127 companhias listadas no Novo Mercado da BM&F Bovespa. A verificação deu-se por meio da análise de conteúdo e posteriormente pelo modelo de regressão linear múltipla. Os resultados sinalizaram que companhias com emissão de ADR's tendem a divulgar menos informações por segmento que as demais. Algumas companhias não citam o CPC 22 nas suas demonstrações contábeis e nenhuma evidenciou a Demonstração do Fluxo de Caixa por segmento. Poucas empresas investigadas citaram o grau de dependência dos principais clientes, o montante de investimentos contabilizados por equivalência patrimonial e a conciliação entre as informações por segmento e o balanço patrimonial. Companhias auditadas por Big Four apresentam menor nível de evidenciação do que as demais. Conclui-se que o nível de evidenciação de informações por segmento é baixo e distinto entre os setores.

Biografia do Autor

Camila Weschenfelder, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

Analista contábil do Grupo Dass, atuando principalmente na consolidação de balanços e implantação das normas do IFRS. Graduada em Ciências Contábeis - Faculdades Anhanguera de Joinville / Pós-graduada em Contabilidade e Controladoria - UNOCHAPECÓ. CRC-SC 034915/O-9.

Sady Mazzioni, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Doutorando em Ciências Contábeis e Administração / Mestre em Ciências Contábeis - Universidade Regional de Blumenau - FURB. Bolsista do Programa do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - FUMDES. CRC-SC 019891/O-0.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Weschenfelder, C., & Mazzioni, S. (2024). Informações por Segmento: análise do nível de evidenciação das companhias listadas no novo mercado. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 13(39), p. 21–33. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n39p21-33

Edição

Seção

Artigos