Gestão pública através de mapas estratégicos do Balanced Scorecard: um estudo de caso do Festival Floripa Teatro Isnard Azevedo

Autores

  • Sérgio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcelo Medeiros da Rosa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Fabiano Domingos Bernardo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Bianco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n40p67-79

Palavras-chave:

Gestão pública, Gestão estratégica, Gestão orçamentária, Mapas estratégicos, Balanced Scorecard.

Resumo

A melhoria na gestão é assunto iminente no Serviço Público, remetendo, aos gestores, a busca por novas formas de gerir, com vistas a atingir o objetivo final do Estado - atender às necessidades da população. A adequação das diretrizes estratégicas com os processos organizacionais permite a identificação, compreensão e coordenação dos processos administrativos de maneira eficiente, proporcionando o cumprimento dos princípios constitucionais da Administração Pública. Com o objetivo de contribuir para esta discussão, o presente artigo propõe a utilização do Mapa Estratégico do Balanced Scorecard para melhoria e aperfeiçoamento da gestão estratégica e orçamentária dos entes públicos. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo apresenta caráter científico, exploratório, com abordagem qualitativa e é classificado como um estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa foram: a análise documental; a aplicação de questionário com a direção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e coordenação do Festival Floripa Teatro Isnard Azevedo; e a observação, mediante visitas técnicas à entidade e à 18ª edição do evento, ocorrida em 2011. Ao longo do estudo ficam evidenciadas as vantagens da adaptação do Balanced Scorecard na esfera pública por meio da construção do Mapa Estratégico do festival, permitindo a interação entre as quatro perspectivas - financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento e a missão da FCFFC, bem como da percepção do papel da ferramenta como norteador das decisões estratégicas e orçamentárias do evento e da entidade.

Biografia do Autor

Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor do Programa de Pós-graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC).

Marcelo Medeiros da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Especialista em Controle da Gestão Pública Municipal pela UFSC (2012). Mestrando em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Fabiano Domingos Bernardo, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (2011). Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Patrícia Bianco, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera (2012). Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Petri, S. M., Rosa, M. M. da, Bernardo, F. D., & Bianco, P. (2024). Gestão pública através de mapas estratégicos do Balanced Scorecard: um estudo de caso do Festival Floripa Teatro Isnard Azevedo. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 13(40), 67–79. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n40p67-79