Gestão Estratégica de Custos nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina

Autores

  • Leila Chaves Cunha Centro Universitário para o Desenvolvimento Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Altair Borgert Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mara Juliana Ferrari Ferrari Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n41p61-73

Palavras-chave:

Gestão estratégica de custos, Ensino de contabilidade, Instituições de ensino superior.

Resumo

Por meio de um estudo do tipo levantamento, com amostragem por acessibilidade, a presente pesquisa tem por objetivo evidenciar os conteúdos relacionados à Gestão Estratégica de Custos (GEC), descritos nos planos de ensino, dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Santa Catarina. Para tal, utiliza-se como base a categorização dos termos da GEC, proposta por Wrubel et al. (2011), em que se analisam 88 planos de ensino de disciplinas relacionadas a custos, cujos dados são estatisticamente descritos e analisados por meio de Clusters. Os resultados demonstram que a categoria ABC/ABM é a mais evidenciada, tanto no total das IES, com 38,89%, como em cada um dos Clusters: Universidades (41,67%); Centros Universitários e Faculdades (43,75%); e IES que oferecem mestrado em Contabilidade (21,43%). Esse resultado não converge com o de pesquisas aplicadas em ambientes empresariais, nos quais a utilização do ABC/ABM é pouco evidenciada. Considerando-se o total dos conteúdos, as IES que oferecem mestrado em Contabilidade são as que mais evidenciam a GEC (7,29%) e os Centros Universitários e Faculdades são os que apresentam menor evidenciação (3,64%). Outra constatação é que 35 categorias nas Universidades, e 12 nos Centros Universitários e Faculdades são evidenciadas, sem, contudo, estarem contextualizadas na GEC. Além disso, a análise da Cadeia de Valor é o tema-chave mais evidenciado. Por fim, verifica-se que as categorias da GEC são mais evidenciadas nas fases intermediárias e finais dos cursos de Ciências Contábeis.

Biografia do Autor

Leila Chaves Cunha, Centro Universitário para o Desenvolvimento Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Professora e Coordenadora do curso de Centro Universitário para o Desenvolvimento Alto Vale do Itajaí  - UNIDAVI.

Altair Borgert, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção. Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade.

Mara Juliana Ferrari Ferrari, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Centro Universitário para o Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Cunha, L. C., Borgert, A., & Ferrari, M. J. F. (2024). Gestão Estratégica de Custos nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 14(41), p. 61–73. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n41p61-73

Edição

Seção

Artigos