O Ensino da Perícia Contábil em Brasília: percepções dos estudantes do curso de ciências contábeis

Autores

  • José Antônio de França UnB
  • Aline Borges Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n43p63-73

Palavras-chave:

Perícia Contábil. Mercado de Trabalho de Perícia. Ensino de Perícia no Distrito Federal.

Resumo

O presente artigo evidencia e traz para discussão resultados obtidos em pesquisa com 201 alunos dos cursos de ciências contábeis ofertados por instituições de ensino superior (IES) da região de Brasília, no Distrito Federal, relativos ao ensino e mercado de trabalho da perícia contábil. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado aos alunos do 7º ao 10º período semestral, abrangendo alunos concludentes, no segundo semestre de 2013. A questão de pesquisa consiste em obter evidências, sob a perspectiva dos alunos, de como as instituições de ensino superior, que ofertam o curso de ciências contábeis, preparam seus alunos para o exercício da profissão, na atividade pericial, nos quesitos relativos à motivação de interesse pela perícia e de informação sobre desafios e oportunidades do mercado de trabalho. No sentido de viabilizar respostas para essa questão, a pesquisa teve por objetivo verificar como as IES ofertam o conteúdo de perícia contábil visando a preparar seus egressos para atender ao mercado de Perito-Contador. Para a obtenção das respostas que satisfizessem à investigação, utilizou-se como metodologia a análise da variância (ANOVA) por meio do teste de médias, auxiliada por análise das estatísticas descritivas. Os resultados finais obtidos mostram, com confiança de 90% e 95%, que os alunos que cursaram o conteúdo curricular se interessam pela perícia. Há um alto grau de desinformação sobre desafios e oportunidades do mercado de perito-contador. Esses resultados sugerem a necessidade de que as IES promovam adequação curricular para eliminar as deficiências evidenciadas.

Biografia do Autor

José Antônio de França, UnB

Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília,Doutorando em Ciências Econômicas.

Aline Borges Barbosa

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

França, J. A. de, & Barbosa, A. B. (2015). O Ensino da Perícia Contábil em Brasília: percepções dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 14(43), p. 63–73. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n43p63-73