O Ensino da Perícia Contábil em Brasília: percepções dos estudantes do curso de ciências contábeis
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n43p63-73Palavras-chave:
Perícia Contábil. Mercado de Trabalho de Perícia. Ensino de Perícia no Distrito Federal.Resumo
O presente artigo evidencia e traz para discussão resultados obtidos em pesquisa com 201 alunos dos cursos de ciências contábeis ofertados por instituições de ensino superior (IES) da região de Brasília, no Distrito Federal, relativos ao ensino e mercado de trabalho da perícia contábil. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado aos alunos do 7º ao 10º período semestral, abrangendo alunos concludentes, no segundo semestre de 2013. A questão de pesquisa consiste em obter evidências, sob a perspectiva dos alunos, de como as instituições de ensino superior, que ofertam o curso de ciências contábeis, preparam seus alunos para o exercício da profissão, na atividade pericial, nos quesitos relativos à motivação de interesse pela perícia e de informação sobre desafios e oportunidades do mercado de trabalho. No sentido de viabilizar respostas para essa questão, a pesquisa teve por objetivo verificar como as IES ofertam o conteúdo de perícia contábil visando a preparar seus egressos para atender ao mercado de Perito-Contador. Para a obtenção das respostas que satisfizessem à investigação, utilizou-se como metodologia a análise da variância (ANOVA) por meio do teste de médias, auxiliada por análise das estatísticas descritivas. Os resultados finais obtidos mostram, com confiança de 90% e 95%, que os alunos que cursaram o conteúdo curricular se interessam pela perícia. Há um alto grau de desinformação sobre desafios e oportunidades do mercado de perito-contador. Esses resultados sugerem a necessidade de que as IES promovam adequação curricular para eliminar as deficiências evidenciadas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Catarinense da Ciência Contábil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Catarinense da Ciência Contábil - RCCC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.