Avaliação de Desempenho de Controllers em Empresas com Sistemas de Remuneração por Recompensa

Autores

  • Iago França Lopes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Iara do Rocio Barros Dametto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n43p21-37

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Remuneração por recompensa, Controllers.

Resumo

Este estudo objetiva identificar  a forma de avaliação de desempenho utilizada para os controllers em empresas que adotam sistemas de remuneração por recompensa. Foi realizada pesquisa descritiva a partir de um levantamento, tendo como população as 58 empresas localizadas na cidade de Curitiba/PR que participaram do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI), programa patrocinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), executado no Estado do Paraná pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (SENAI). A amostra por acessibilidade compõe-se dos respondentes do questionário e aos dados coletados foi aplicada estatística descritiva. Os resultados da pesquisa evidenciam características da avaliação de desempenho das empresas, composição da remuneração dos controllers e sistemática de remuneração variável dos controllers. Conclui-se que a forma de avaliação de desempenho mais praticada pelas empresas da amostra que adotam sistema de remuneração variável é a participação nos lucros, e que a motivação para a sua implementação sob o ponto de vista dos controllers é indiferente. Esse resultado instiga pesquisas para averiguar em que medida a sistemática de avaliação de desempenho pode contribuir à minimização do conflito de agência, na perspectiva da liberdade dos controllers em termos de subordinação hierárquica.

Biografia do Autor

Iago França Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Ilse Maria Beuren, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Iara do Rocio Barros Dametto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

Lopes, I. F., Beuren, I. M., & Dametto, I. do R. B. (2015). Avaliação de Desempenho de Controllers em Empresas com Sistemas de Remuneração por Recompensa. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 14(43), p. 21–37. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n43p21-37