Fatores de Influência no Processo de Inovação em Empresas de Base Tecnológica

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Simone Sehnem Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Antônio César Costa Duarte Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Gérson Tontini Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Edson Roberto Scharf Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n43p38-50

Palavras-chave:

Inovação, Processo de inovação, Fatores de influência, Empresas de base tecnológica.

Resumo

A inovação é uma estratégia fundamental no setor de base tecnológica. O processo de gestão é influenciado por diferentes fatores do ambiente interno e externo da organização. Assim, o presente estudo buscou analisar os fatores de influência no processo de inovação nas empresas de base tecnológica do Polo Tecnológico de Florianópolis/SC. A coleta de dados primários envolveu a aplicação de pesquisa quantitativa, descritiva não conclusiva, na forma de levantamento de campo (survey), de corte transversal, em 96 empresas de base tecnológica, por meio de questionário autoadministrado e pré-testado. Os resultados apontaram como principais fatores de influência os seguintes: disponibilidade de recursos financeiros/tecnológicos externos; apoio de governo, agências de fomento e associações empresariais; participação de clientes e técnicos externos (fatores do ambiente externo); existência de processo de inovação estruturado; disponibilidade de recursos internos; cultura organizacional favorável à inovação (fatores do ambiente interno).

Biografia do Autor

Aléssio Bessa Sarquis, Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Simone Sehnem, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Administração e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Antônio César Costa Duarte, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Gérson Tontini, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Engenharia Mecânica e professor dos programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Edson Roberto Scharf, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento na área de Marketing pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

Sarquis, A. B., Sehnem, S., Duarte, A. C. C., Tontini, G., & Scharf, E. R. (2015). Fatores de Influência no Processo de Inovação em Empresas de Base Tecnológica. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 14(43), p. 38–50. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n43p38-50