Relação entre formação docente, metodologias de ensino e resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n45p63-77

Autores

  • Mara Vogt Fundaçao Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Larissa Degenhart Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Vania Tanira Biavatti Fundaçao Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Formação dos docentes, Conceito preliminar do curso, Metodologias de ensino.

Resumo

O estudo objetiva analisar a relação entre formação docente, metodologias de ensino e resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis (ENADE). Realizou-se uma pesquisa descritiva, de levantamento e quantitativa. Utilizou-se a análise discriminante por meio do LhStat®. A população do estudo compreendeu as 16 Instituições de Ensino Superior (IES) da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A amostra constituiu-se de 10 IES. Os resultados do estudo indicaram que há relação entre a formação dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis e as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas com o resultado do ENADE do ano de 2012. Destaca-se que a formação docente que mais influencia no conceito do ENADE é o Doutorado. Já no que tange às metodologias de ensino, a discussão de casos, os estudos baseados em problemas e as aulas práticas de campo, respectivamente, são as que mais influenciam no conceito.

Biografia do Autor

Mara Vogt, Fundaçao Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Larissa Degenhart, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Vania Tanira Biavatti, Fundaçao Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Ciências Sociais-Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Downloads

Publicado

26/07/2016

Como Citar

Vogt, M., Degenhart, L., & Biavatti, V. T. (2016). Relação entre formação docente, metodologias de ensino e resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n45p63-77. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 15(45), p. 63–77. Recuperado de https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2192

Edição

Seção

Artigos