Identificação de situações de elisão e evasão fiscal: um estudo com contadores no Estado de Santa Catarina - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n46p61-73

Autores

  • Rosimeri Horn Pilati Universidade Regional de Blumenau
  • Viviane Theiss Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Planejamento tributário, Elisão fiscal, Evasão fiscal.

Resumo

O Planejamento tributário é uma forma de minimizar os custos fiscais sem desrespeitar a lei. Da mesma forma, é considerado um diferencial entre os serviços contábeis, por representar uma economia de tributos para diferentes empresas. Mas é importante averiguar qual a qualidade e o conhecimento do responsável por tal prática, o que motivou a elaboração do objetivo deste estudo: verificar qual o grau de acerto dos contadores em situações elisivas e evasivas de economia de tributos. Neste estudo, buscou-se apresentar situações práticas de planejamento tributário lícito e ilícito, através de questionário descritivo aplicado, com sete perguntas de múltipla escolha, aos contadores de diferentes cidades do estado de Santa Catarina. A formulação das perguntas originou-se de estudos em artigos, decisões judiciais, acórdãos e livros, com a abordagem em planejamento tributário para economia de ISSQN e em reorganizações societárias. Os resultados apontados pela estatística descritiva mostram que a maior parte dos contadores possui entendimento de situações práticas de elisão e evasão fiscal. Dentre o grau de acerto, aponta-se um percentual acima de 60%. No teste de médias t Student contatou-se que a média entre respostas corretas e erradas é diferente, ou seja, pode-se dizer que a média das respostas corretas foi maior. Com a análise deste percentual, a sugestão desse trabalho é passar a mensagem para que os profissionais contadores estejam sempre atualizados frente aos aspectos da legislação tributária. Há alterações constantes e lacunas para a correta interpretação dos preceitos legais.

Biografia do Autor

Rosimeri Horn Pilati, Universidade Regional de Blumenau

Pós-Graduação em Contabilidade e Gestão Tributária pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Tutora Externa do Curso de Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Polo de Herval D´Oeste. Endereço: Rua Nereu Ramos, 928, | Centro | 89610-000 | Herval d´Oeste/SC | Brasil.

Viviane Theiss, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n | Bairro Trindade | 88040-970 | Florianópolis/SC | Brasil.

Downloads

Publicado

28/11/2016

Como Citar

Pilati, R. H., & Theiss, V. (2016). Identificação de situações de elisão e evasão fiscal: um estudo com contadores no Estado de Santa Catarina - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n46p61-73. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 15(46), p. 61–73. Recuperado de https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2220

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)