Estágios evolutivos da contabilidade gerencial que preponderam em um polo industrial moveleiro

Autores

  • Edson Roberto Macohon Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n45p9-22

Palavras-chave:

Estágios evolutivos, Contabilidade gerencial, IFAC. Polo moveleiro.

Resumo

O International Federations of Accountants (IFAC) identificou quatro estágios evolutivos da contabilidade gerencial. Este estudo objetiva investigar os estágios evolutivos da contabilidade gerencial que preponderam em um polo industrial moveleiro. Para tal realizou-se pesquisa descritiva a partir de uma survey, tendo como população as 73 indústrias associadas ao Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, SC, Brasil, e uma amostra não-probabilística de 15 indústrias. Os resultados da pesquisa mostram que os artefatos da contabilidade gerencial com mais de 60% de indicações como projeto implantado são: simulações de rentabilidade dos produtos; custo dos produtos pelo custeio por absorção; acompanhamento da evolução dos indicadores não financeiros; índices econômico-financeiros como Return of Investment (ROI); Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RSPL) e índices de liquidez; redução do custo na fase de projeto de novo produto; planilhas de custos logísticos. Os artefatos que tiveram percentuais acima de 60% de indicações como projetos não implantados são: Custeio Baseado em Atividades (ABC); geração de relatórios por Business Inteligence (BI); Balanced Scorecard (BSC); Economic Value Added (EVA); preço de transferência e Just-in-time (JIT).

Biografia do Autor

Edson Roberto Macohon, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Ilse Maria Beuren, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

Macohon, E. R., & Beuren, I. M. (2016). Estágios evolutivos da contabilidade gerencial que preponderam em um polo industrial moveleiro. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 15(45), p. 09–22. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n45p9-22

Edição

Seção

Artigos