Competências didático-pedagógicas dos docentes de Ciências Contábeis e a intenção e uso de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220243475

Palavras-chave:

Competências, Tecnologia Educacional, Docentes

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar as competências didático-pedagógicas dos docentes de Ciências Contábeis e a intenção e uso de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, desenvolveu-se um estudo de abordagem descritiva e metodologia quantitativa, com a aplicação de um questionário para uma amostra de 258 docentes de Ciências Contábeis, em todo Brasil, visando definir as características dos respondentes, quantificar as competências docentes seguindo o estudo de Zabalza (2003) e mensurar a adoção das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem por meio do modelo da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). Os dados demonstraram que os docentes entendem o funcionamento do ambiente virtual de aprendizagem e importância dele e que possuem o interesse de inserir tecnologias no processo de ensino em busca de uma melhora nos resultados. Porém, os relatos indicam que algumas instituições de ensino não oferecem o suporte adequando para o uso de ferramentas tecnológicas. Os resultados servem como base para gestores acadêmicos avaliarem o suporte técnico e a qualificação tecnológica disponibilizados e necessários para aprimorar a formação docente e, consequentemente, a educação.

 

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Leal, E. A., Lourenço, R. F., & Araújo, T. S. (2024). Competências didático-pedagógicas dos docentes de Ciências Contábeis e a intenção e uso de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem . Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 23, e3475. https://doi.org/10.16930/2237-766220243475

Edição

Seção

Artigos