Relação entre os gastos públicos e eficiência educacional de municípios catarinenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220243485

Palavras-chave:

Gastos Públicos, Eficiência Educacional, IDEB, Educação Pública

Resumo

A educação pública de alta qualidade desempenha um papel crucial na mitigação das disparidades socioeconômicas e na promoção do desenvolvimento regional. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre os gastos públicos e a eficiência educacional de municípios catarinenses. Utilizando dados referentes aos anos de 2017 e 2019, este artigo se baseia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como métrica principal, analisando uma amostra composta por 262 municípios catarinenses. Métodos estatísticos, incluindo Regressão Linear Múltipla e a técnica de análise multicritério TOPSIS, foram empregados para avaliar a eficiência dos gastos educacionais e classificar os municípios em termos de eficácia. Os resultados indicam que um PIB per capita mais elevado não se correlaciona necessariamente com um desempenho educacional superior, evidenciando a complexidade dos fatores que influenciam a eficiência educacional. Variáveis como o Gasto Médio e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) emergiram como determinantes significativos do IDEB, destacando sua importância na melhoria dos indicadores educacionais municipais. A conclusão deste estudo oferece insights valiosos para pesquisadores e gestores públicos, fornecendo subsídios para a avaliação da política educacional e embasando decisões que visam otimizar a alocação de recursos públicos, com o intuito de promover uma gestão mais eficiente e equitativa do sistema educacional.

Referências

Begnini, S., & Tosta, H. T. (2017). A eficiência dos gastos públicos com a educação fundamental no Brasil: uma aplicação da análise envoltória de dados (DEA). Revista Economia & Gestão, 17(46), 43-59. DOI:10.5752/P.1984-6606.2017v17n46p43 DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n46p43

Bernardo, J. S., de Almeida, F. M., & Nascimento, A. C. C. (2020). Qualidade geral da educação municipal e as influências dos gastos públicos. Education Policy Analysis Archives, 28, 23-23. DOI:10.14507/epaa.28.4696 DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4696

Brown, P., Reay, D., & Vincent, C. (2013). Education and social mobility. British Journal of Sociology of Education, 34(5/6), 637-643. DOI:10.1080/01425692.2013.826414 DOI: https://doi.org/10.1080/01425692.2013.826414

Bulgurcu, B. K. (2012). Application of TOPSIS technique for financial performance evaluation of technology firms in Istanbul stock exchange market. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 62, 1033-1040. DOI:10.1016/j.sbspro.2012.09.176 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.09.176

Caleiro, A. (2010). Educação e Desenvolvimento: que tipo de relação existe? Departamento de Economia, Universidade de Évora, Portugal [Apresentação de Trabalho]. 1º Encontro Luso-Angolano em Economia, Sociologia e Desenvolvimento Rural. DOI:10.13140/RG.2.2.28364.82562

Diniz, J. A., & Corrar, L. J. (2011). Alocação de recursos públicos na educação fundamental: uma relação entre os gastos e desempenhos dos alunos da rede pública municipal [Apresentação de Trabalho]. 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil.

Diniz, J. A., Macedo, M. A. S., & Corrar, L. J. (2012). Mensuração da eficiência financeira municipal do Brasil e sua relação com os gastos nas funções de governo. Gestão & Regionalidade, 28(83), 5-20. DOI:10.13037/gr.vol28n83.1347 DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1347

Grosskopf, S., Hayes, K. J., & Taylor, L. L. (2014), Efficiency in education: research and implications. Applied Economic Perspectives and Policy, 36(2), 175-210. DOI:10.1093/aepp/ppu007 DOI: https://doi.org/10.1093/aepp/ppu007

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman Editora.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2015). Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/o-que-e-o-ideb

Johnes, J., Portela, M., & Thanassoulis, E. (2017). Efficiency in Education. Journal of the Operational Research Society, 68(4), 331-338. DOI:10.1057/s41274-016-0109-z DOI: https://doi.org/10.1057/s41274-016-0109-z

Júnior, S. A. T., & Cisne, J. J. N. (2023). Existe Correlação entre os Gastos Públicos em Educação e os Indicadores Educacionais no Ceará?. Inovação & Tecnologia Social, 5(12), 96-112. DOI: 10.47455/2675-0090.2023.5.12.11085

Kakihara, A. A. S. L. D., da Silva, V. I. D. E. O. S., & Junior, J. H. P. (2020). Qualidade do Gasto Público em Educação Fundamental: uma análise de eficiência dos municípios paulistas. Gestão. Org, 18(1), 136-153. DOI: 10.21714/1679-1827-2020.v18.n1.p136-153 DOI: https://doi.org/10.21714/1679-1827-2020.v18.n1.p136-153

Lourenço, R. L., Angotti, M., do Nascimento, J. C. H. B., & Sauerbronn, F. F. (2017). Eficiência do gasto público com ensino fundamental: uma análise dos 250 maiores municípios brasileiros. Contabilidade Vista & Revista, 28(1), 89-116.

Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2007). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. Atlas.

Moraes, V. M., Polizel, M. F., & Crozatti, J. (2017). Eficiência Dos Gastos Municipais Com a Educação Fundamental: uma análise dos municípios paulistas no ano de 2013. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. DOI: https://doi.org/10.5380/rcc.v9i2.51210

Queiroz, M. V. A. B., Sampaio, R. M. B., & Sampaio, L. M. B. (2020). Dynamic efficiency of primary education in Brazil: Socioeconomic and infrastructure influence on school performance. Socio-Economic Planning Sciences, 70, 100738. DOI:10.1016/j.seps.2019.100738 DOI: https://doi.org/10.1016/j.seps.2019.100738

Savian, M. P. G. I., & Bezerra, F. M. (2013). Análise de eficiência dos gastos públicos com educação no ensino fundamental no estado do Paraná. Economia & Região, 1(1), 26-47. DOI:10.5433/2317-627X.2013v1n1p26 DOI: https://doi.org/10.5433/2317-627X.2013v1n1p26

Schuster, H. A., & Zonatto, V. (2017). Evidências da Eficiência de Gastos Públicos na Alocação dos Recursos Destinados ao Ensino Fundamental nos Estados Brasileiros. Contextus Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 15(2), 8-33. DOI:10.19094/contextus.v15i2.900 DOI: https://doi.org/10.19094/contextus.v15i2.900

Silva, A. A. P., Ferreira, M. A. M., Braga, M. J., & Abrantes, L. A. (2012). Eficiência na alocação de recursos públicos destinados à educação, saúde e habitação em municípios mineiros. Contabilidade, Gestão e Governança, 15(1), 96-114. https://doi.org/10.1590/0034-761220180084 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220180084

Silva, J. L. M., & Almeida, J. C. L. (2012). Eficiência no Gasto Público com Educação: Uma Análise dos Municípios do Rio Grande do Norte. Planejamento e Políticas Públicas, 2(39), 221-244.

Silva Filho, G. M., Pereira, T. R. L., Dantas, M. G. S., & Araújo, A. O. (2016). Análise da eficiência nos gastos públicos com educação fundamental nos colégios militares do exército em 2014. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 4(1), 50-64. DOI:10.18405/recfin20160104 DOI: https://doi.org/10.18405/recfin20160104

Silva, M. C., Souza, F. J. V., & Araújo, A. O. (2013). Análise da Eficiência dos Gastos Públicos com Educação nas Capitais Brasileiras. Revista Contexto, 13(24), 7-21.

Souza, P. H. G. F. D. (2016). A desigualdade vista do topo: a concentração de renda entre os ricos no Brasil, 1926-2013. Sociedade e Estado, 31(3), 891–892.

Souza, F. J. V., Melo, M. M. D., Silva, M. C., & Araújo, A. O. (2012). Alocação de Recursos Públicos em Educação nos Estados Brasileiros: uma análise das relações entre a eficiência dos gastos públicos com educação e o desempenho no IDEB no ano de 2009. Revista Uniabeu, 5(11), 155-170.

Sousa, M. G., dos Santos, C. M. V., Alves, A. T., & do Carmo Filho, M. M. (2021). Uma análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios do Estado do Amazonas no período de 2013 a 2017. Revista Ambiente Contábil-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 13(1), 222-243. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID23629 DOI: https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID19526

Sousa, W. D., Magalhães, M. A., Nascimento, C. A., & Bernardes, J. R. (2016). Análise dos gastos na alocação dos recursos públicos destinados ao ensino fundamental dos munícipios do Espírito Santo. Gestão.Org, 14(2), 381-392. DOI:10.21714/1679-18272016v14n2.p381-392 DOI: https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14n2.p381-392

Tzeng, G. H., & Huang, J. J. (2011). Multiple attribute decision making: methods and applications. CRC press. DOI:10.1201/b11032 DOI: https://doi.org/10.1201/b11032

Vasconcelos, J. C., Lima, P. V. P. S., Rocha, L. A., & Khan, A. S. (2021). Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(113), 874-898. DOI:10.1590/s0104-40362020002802245 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802245

Zoghbi, A. C. P., Matos, E. H. C., Rocha, F. F., & Arvate, P. R. (2009). Mensurando o desempenho e a eficiência dos gastos estaduais em educação fundamental e média. Estudos Econômicos, 39(4), 785-809. https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400004

Zoghbi, A. C., Mattos, E. M., Rocha, F. R. R., & Arvate, P. A. (2011). Uma análise da eficiência nos gastos em educação fundamental para os municípios paulistas. Planejamento e Políticas Públicas, (36).

Publicado

2024-08-12

Como Citar

Graupner, T. C., Hein, A. K., & Hein, N. (2024). Relação entre os gastos públicos e eficiência educacional de municípios catarinenses . Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 23, e3485. https://doi.org/10.16930/2237-766220243485

Edição

Seção

Artigos