Relação entre os gastos públicos e eficiência educacional de municípios catarinenses
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220243485Palavras-chave:
Gastos Públicos, Eficiência Educacional, IDEB, Educação PúblicaResumo
A educação pública de alta qualidade desempenha um papel crucial na mitigação das disparidades socioeconômicas e na promoção do desenvolvimento regional. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre os gastos públicos e a eficiência educacional de municípios catarinenses. Utilizando dados referentes aos anos de 2017 e 2019, este artigo se baseia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como métrica principal, analisando uma amostra composta por 262 municípios catarinenses. Métodos estatísticos, incluindo Regressão Linear Múltipla e a técnica de análise multicritério TOPSIS, foram empregados para avaliar a eficiência dos gastos educacionais e classificar os municípios em termos de eficácia. Os resultados indicam que um PIB per capita mais elevado não se correlaciona necessariamente com um desempenho educacional superior, evidenciando a complexidade dos fatores que influenciam a eficiência educacional. Variáveis como o Gasto Médio e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) emergiram como determinantes significativos do IDEB, destacando sua importância na melhoria dos indicadores educacionais municipais. A conclusão deste estudo oferece insights valiosos para pesquisadores e gestores públicos, fornecendo subsídios para a avaliação da política educacional e embasando decisões que visam otimizar a alocação de recursos públicos, com o intuito de promover uma gestão mais eficiente e equitativa do sistema educacional.
Referências
Begnini, S., & Tosta, H. T. (2017). A eficiência dos gastos públicos com a educação fundamental no Brasil: uma aplicação da análise envoltória de dados (DEA). Revista Economia & Gestão, 17(46), 43-59. DOI:10.5752/P.1984-6606.2017v17n46p43 DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n46p43
Bernardo, J. S., de Almeida, F. M., & Nascimento, A. C. C. (2020). Qualidade geral da educação municipal e as influências dos gastos públicos. Education Policy Analysis Archives, 28, 23-23. DOI:10.14507/epaa.28.4696 DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4696
Brown, P., Reay, D., & Vincent, C. (2013). Education and social mobility. British Journal of Sociology of Education, 34(5/6), 637-643. DOI:10.1080/01425692.2013.826414 DOI: https://doi.org/10.1080/01425692.2013.826414
Bulgurcu, B. K. (2012). Application of TOPSIS technique for financial performance evaluation of technology firms in Istanbul stock exchange market. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 62, 1033-1040. DOI:10.1016/j.sbspro.2012.09.176 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.09.176
Caleiro, A. (2010). Educação e Desenvolvimento: que tipo de relação existe? Departamento de Economia, Universidade de Évora, Portugal [Apresentação de Trabalho]. 1º Encontro Luso-Angolano em Economia, Sociologia e Desenvolvimento Rural. DOI:10.13140/RG.2.2.28364.82562
Diniz, J. A., & Corrar, L. J. (2011). Alocação de recursos públicos na educação fundamental: uma relação entre os gastos e desempenhos dos alunos da rede pública municipal [Apresentação de Trabalho]. 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil.
Diniz, J. A., Macedo, M. A. S., & Corrar, L. J. (2012). Mensuração da eficiência financeira municipal do Brasil e sua relação com os gastos nas funções de governo. Gestão & Regionalidade, 28(83), 5-20. DOI:10.13037/gr.vol28n83.1347 DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1347
Grosskopf, S., Hayes, K. J., & Taylor, L. L. (2014), Efficiency in education: research and implications. Applied Economic Perspectives and Policy, 36(2), 175-210. DOI:10.1093/aepp/ppu007 DOI: https://doi.org/10.1093/aepp/ppu007
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman Editora.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2015). Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/o-que-e-o-ideb
Johnes, J., Portela, M., & Thanassoulis, E. (2017). Efficiency in Education. Journal of the Operational Research Society, 68(4), 331-338. DOI:10.1057/s41274-016-0109-z DOI: https://doi.org/10.1057/s41274-016-0109-z
Júnior, S. A. T., & Cisne, J. J. N. (2023). Existe Correlação entre os Gastos Públicos em Educação e os Indicadores Educacionais no Ceará?. Inovação & Tecnologia Social, 5(12), 96-112. DOI: 10.47455/2675-0090.2023.5.12.11085
Kakihara, A. A. S. L. D., da Silva, V. I. D. E. O. S., & Junior, J. H. P. (2020). Qualidade do Gasto Público em Educação Fundamental: uma análise de eficiência dos municípios paulistas. Gestão. Org, 18(1), 136-153. DOI: 10.21714/1679-1827-2020.v18.n1.p136-153 DOI: https://doi.org/10.21714/1679-1827-2020.v18.n1.p136-153
Lourenço, R. L., Angotti, M., do Nascimento, J. C. H. B., & Sauerbronn, F. F. (2017). Eficiência do gasto público com ensino fundamental: uma análise dos 250 maiores municípios brasileiros. Contabilidade Vista & Revista, 28(1), 89-116.
Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2007). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. Atlas.
Moraes, V. M., Polizel, M. F., & Crozatti, J. (2017). Eficiência Dos Gastos Municipais Com a Educação Fundamental: uma análise dos municípios paulistas no ano de 2013. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. DOI: https://doi.org/10.5380/rcc.v9i2.51210
Queiroz, M. V. A. B., Sampaio, R. M. B., & Sampaio, L. M. B. (2020). Dynamic efficiency of primary education in Brazil: Socioeconomic and infrastructure influence on school performance. Socio-Economic Planning Sciences, 70, 100738. DOI:10.1016/j.seps.2019.100738 DOI: https://doi.org/10.1016/j.seps.2019.100738
Savian, M. P. G. I., & Bezerra, F. M. (2013). Análise de eficiência dos gastos públicos com educação no ensino fundamental no estado do Paraná. Economia & Região, 1(1), 26-47. DOI:10.5433/2317-627X.2013v1n1p26 DOI: https://doi.org/10.5433/2317-627X.2013v1n1p26
Schuster, H. A., & Zonatto, V. (2017). Evidências da Eficiência de Gastos Públicos na Alocação dos Recursos Destinados ao Ensino Fundamental nos Estados Brasileiros. Contextus Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 15(2), 8-33. DOI:10.19094/contextus.v15i2.900 DOI: https://doi.org/10.19094/contextus.v15i2.900
Silva, A. A. P., Ferreira, M. A. M., Braga, M. J., & Abrantes, L. A. (2012). Eficiência na alocação de recursos públicos destinados à educação, saúde e habitação em municípios mineiros. Contabilidade, Gestão e Governança, 15(1), 96-114. https://doi.org/10.1590/0034-761220180084 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220180084
Silva, J. L. M., & Almeida, J. C. L. (2012). Eficiência no Gasto Público com Educação: Uma Análise dos Municípios do Rio Grande do Norte. Planejamento e Políticas Públicas, 2(39), 221-244.
Silva Filho, G. M., Pereira, T. R. L., Dantas, M. G. S., & Araújo, A. O. (2016). Análise da eficiência nos gastos públicos com educação fundamental nos colégios militares do exército em 2014. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 4(1), 50-64. DOI:10.18405/recfin20160104 DOI: https://doi.org/10.18405/recfin20160104
Silva, M. C., Souza, F. J. V., & Araújo, A. O. (2013). Análise da Eficiência dos Gastos Públicos com Educação nas Capitais Brasileiras. Revista Contexto, 13(24), 7-21.
Souza, P. H. G. F. D. (2016). A desigualdade vista do topo: a concentração de renda entre os ricos no Brasil, 1926-2013. Sociedade e Estado, 31(3), 891–892.
Souza, F. J. V., Melo, M. M. D., Silva, M. C., & Araújo, A. O. (2012). Alocação de Recursos Públicos em Educação nos Estados Brasileiros: uma análise das relações entre a eficiência dos gastos públicos com educação e o desempenho no IDEB no ano de 2009. Revista Uniabeu, 5(11), 155-170.
Sousa, M. G., dos Santos, C. M. V., Alves, A. T., & do Carmo Filho, M. M. (2021). Uma análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios do Estado do Amazonas no período de 2013 a 2017. Revista Ambiente Contábil-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 13(1), 222-243. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID23629 DOI: https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID19526
Sousa, W. D., Magalhães, M. A., Nascimento, C. A., & Bernardes, J. R. (2016). Análise dos gastos na alocação dos recursos públicos destinados ao ensino fundamental dos munícipios do Espírito Santo. Gestão.Org, 14(2), 381-392. DOI:10.21714/1679-18272016v14n2.p381-392 DOI: https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14n2.p381-392
Tzeng, G. H., & Huang, J. J. (2011). Multiple attribute decision making: methods and applications. CRC press. DOI:10.1201/b11032 DOI: https://doi.org/10.1201/b11032
Vasconcelos, J. C., Lima, P. V. P. S., Rocha, L. A., & Khan, A. S. (2021). Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(113), 874-898. DOI:10.1590/s0104-40362020002802245 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802245
Zoghbi, A. C. P., Matos, E. H. C., Rocha, F. F., & Arvate, P. R. (2009). Mensurando o desempenho e a eficiência dos gastos estaduais em educação fundamental e média. Estudos Econômicos, 39(4), 785-809. https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400004
Zoghbi, A. C., Mattos, E. M., Rocha, F. R. R., & Arvate, P. A. (2011). Uma análise da eficiência nos gastos em educação fundamental para os municípios paulistas. Planejamento e Políticas Públicas, (36).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Catarinense da Ciência Contábil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Catarinense da Ciência Contábil - RCCC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.