Work-Life Balance e o Desempenho no Trabalho dos Docentes de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220253543Palavras-chave:
Equilíbrio trabalho-vida, Desempenho no trabalho, Docentes, ContabilidadeResumo
Este estudo avaliou a influência do work-life balance no desempenho no trabalho dos docentes de Ciências Contábeis. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de levantamento (survey) e quantitativa. Encaminhou-se um questionário eletrônico aos professores de Ciências Contábeis de todo o Brasil, obtendo uma amostra de 83 respondentes. Aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais para a análise dos dados e os cálculos foram realizados por meio do software SmartPLS®. Os resultados revelaram que o work-life balance, especialmente no que tange à gestão do tempo, influencia significativamente no desempenho no trabalho de docentes de Ciências Contábeis. Portanto, os docentes, ao conseguirem gerenciar o seu tempo e destinar horas de lazer com a família e amigos, apresentam um desempenho mais eficaz no trabalho. Sendo assim, conclui-se que quando os docentes conseguem gerenciar efetivamente suas responsabilidades profissionais e sua vida pessoal, resultando em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, beneficiando os colegas de trabalho, a instituição de ensino e, consequentemente, os acadêmicos. O estudo contribui na perspectiva teórica, prática e social, demonstrando a necessidade do equilíbrio na vida dos docentes de Ciências Contábeis, considerando sua influência na formação de bons profissionais na área.
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