Work-Life Balance e o Desempenho no Trabalho dos Docentes de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220253543

Palavras-chave:

Equilíbrio trabalho-vida, Desempenho no trabalho, Docentes, Contabilidade

Resumo

Este estudo avaliou a influência do work-life balance no desempenho no trabalho dos docentes de Ciências Contábeis. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de levantamento (survey) e quantitativa. Encaminhou-se um questionário eletrônico aos professores de Ciências Contábeis de todo o Brasil, obtendo uma amostra de 83 respondentes. Aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais para a análise dos dados e os cálculos foram realizados por meio do software SmartPLS®. Os resultados revelaram que o work-life balance, especialmente no que tange à gestão do tempo, influencia significativamente no desempenho no trabalho de docentes de Ciências Contábeis. Portanto, os docentes, ao conseguirem gerenciar o seu tempo e destinar horas de lazer com a família e amigos, apresentam um desempenho mais eficaz no trabalho. Sendo assim, conclui-se que quando os docentes conseguem gerenciar efetivamente suas responsabilidades profissionais e sua vida pessoal, resultando em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, beneficiando os colegas de trabalho, a instituição de ensino e, consequentemente, os acadêmicos. O estudo contribui na perspectiva teórica, prática e social, demonstrando a necessidade do equilíbrio na vida dos docentes de Ciências Contábeis, considerando sua influência na formação de bons profissionais na área.

Referências

Akinyele, S. T., Peters, M. C., & Akinyele, F. E. (2016). Work-life balance practices as panacea for employee performance: Empirical evidence from Rivers State Television, Nigeria. Arabian Journal of Business and Management Review (Oman Chapter), 6(5), 34–47. https://doi.org/10.12816/0036841 DOI: https://doi.org/10.12816/0036841

Al-Alawi, A. I., Al-Saffar, E., AlmohammedSaleh, Z. H., Alotaibi, H., & Al-Alawi, E. I. (2021). A study of the effects of work-family conflict, family-work conflict, and work-life balance on Saudi female teachers’ performance in the public education sector with job satisfaction as a moderator. Journal of International Women’s Studies, 22(1), 486–503.

Altoé, S. M. L. (2014). Fatores Explicativos do Work-Life Balance de Contadores à Luz da Psicologia Positiva. [Dissertação de Mestrado em Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná, Curitiba].

Altoé, S. M. L., & Voese, S. B. (2018). Fatores explicativos de Work-Life Balance e a gestão de tempo conduzindo ao bem-estar na visão de contadores paranaenses. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(1), 71–90. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i1.35392 DOI: https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i1.35392

Araújo, A. L. de, Fé, É. M., Araújo, D. A. de M., Oliveira, E. S., Moura, I. H., & Silva, A. R. V. da. (2019). Avaliação da qualidade de vida no trabalho de docentes universitários. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3195 DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3195

Baluyos, G. R., Rivera, H. L., & Baluyos, E. L. (2019). Teachers’ Job Satisfaction and Work Performance. Open Journal of Social Sciences, 7(8), 206–221. https://doi.org/10.4236/jss.2019.78015 DOI: https://doi.org/10.4236/jss.2019.78015

Butt, T. H., Abid, G., Arya, B., & Farooqi, S. (2020). Employee energy and subjective well-being: a moderated mediation model. The Service Industries Journal, 40(1-2), 133–157. https://doi.org/10.1080/02642069.2018.1563072 DOI: https://doi.org/10.1080/02642069.2018.1563072

Chuan-Chiew, G., Hwa, M. A. C., & Teh, G. M. (2018). Work intensification and turnover intention in academia: The mediating role of work-life balance. Journal of Asian Scientific Research, 8(5), 188–196. https://doi.org/10.18488/journal.2.2018.85.188.196 DOI: https://doi.org/10.18488/journal.2.2018.85.188.196

Demir, A., & Budur, T. (2023). Work–life balance and performance relations during COVID 19 outbreak: a case study among university academic staff. Journal of Applied Research in Higher Education, 15(2), 449–472. https://doi.org/10.1108/JARHE-07-2021-0287 DOI: https://doi.org/10.1108/JARHE-07-2021-0287

Direnzo, M. S., Greenhaus, J. H., & Weer, C. H. (2015). Relationship between protean career orientation and work-life balance: A resource perspective. Journal of Organizational Behavior, 36(4), 538–560. https://doi.org/10.1002/job.1996 DOI: https://doi.org/10.1002/job.1996

Fadhilah, C. A., Mursito, B., & Aryati, I. (2022). Teacher performance reviewing from autonomy, workload and job satisfaction through balance of life and work as mediation in private school. International Journal of Economics, Business and Accounting Research, 6(3), 2211–2219. https://doi.org/10.29040/ijebar.v6i3.6685

Hair Jr., F., Black, W.C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise Multivariada de Dados. Bookman Editora.

Hatane, S. E., Emerson, B., Soesanto, O., Gunawan, R. A., & Semuel, H. (2022). Accounting students' perceptions of work–life balance, accounting career image and intention to pursue accounting careers. Higher Education, Skills and Work-Based Learning, 12(3), 401–418. https://doi.org/10.1108/HESWBL-09-2020-0209 DOI: https://doi.org/10.1108/HESWBL-09-2020-0209

Jahanshahi, A. A., & Dehghani, A. (2019). Anomie at public organizations: How can the quality of work life help?. Journal of Public Affairs, 20(2). http://doi.org/10.1002/pa.1995 DOI: https://doi.org/10.1002/pa.1995

Khateeb, F. R. (2021). Work life balance - a review of theories, definitions and policies. Cross-Cultural Management Journal, 23(1), 27–55.

Kusumaningtyas, A., & Setyawati, E. (2015). Teacher Performance of the State Vocational High School Teachers in Surabaya. International Journal of Evaluation and Research in Education, 4(2), 76–83. http://doi.org/10.11591/ijere.v4i2.4495 DOI: https://doi.org/10.11591/ijere.v4i2.4495

Magdalena, B., Yusa, V. D., & Ramadan, D. (2022). The effect of work family conflict and work life balance on female teacher performance in smk negeri 1 bandar lampung. Jurnal Ekonomi, 11(02), 989–994.

Mahardika, G. Y., Aima, M. H., & H, I. L. H. (2022). The influence of organizational culture and work life balance work motivation and its implications on teacher performance at the tzu chi love school teacher cengkareng, west jakarta. Dinasti International Journal of Management Science, 3(5), 785–800. https://doi.org/10.31933/dijms.v3i5.1220 DOI: https://doi.org/10.31933/dijms.v3i5.1220

Meilani, Y. F. C. P., Bernarto, I., & Nahar, F. H. (2022). The relationship between autonomy, workload, and work-life balance to job performance of female lecturers at private universities during pandemic covid -19. Jurnal Aplikasi Manajemen, 20(3). https://doi.org/10.21776/ub.jam.2022.020.03.02 DOI: https://doi.org/10.21776/ub.jam.2022.020.03.02

Oliveira, R. M. de, & Faria, L. R. (2019). Work-Life Balance e o Trabalho Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia [Apresentação de Trabalho]. In 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, Florianópolis/SC, Brasil.

Queiroga, F., Borges-Andrade, J. E., & Coelho Junior, F. A. (2015). In K. Puente-Palacios, & A. L. A. Peixoto. Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho (1a ed.). Artmed.

Rashid, S., Subhan, Q. A., & Imran. M. (2022). Impact of Work Life Balance, Workload and Supervisory Support on Teachers’ Job Performance with Mediating Role of Stress: A Case of Private Institutions. International Journal of Business and Management Sciences, 03(01), 21–34.

Ringle, C. M., Silva, D., & de Bido, D. S. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. REMark-Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56–73. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717 DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717

Rothbard, N. P., Beetz, A. M., & Harari, D. (2020). Balancing the scales: A configurational approach to work-life balance. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 8, 73–103. https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-012420-061833 DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-012420-061833

Santos, A. S. (2019). Influência das Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas no Desenvolvimento de Vínculos do Indivíduo com a Organização e a Relação desses com o Desempenho no Trabalho. [Tese de Doutorado em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil].

Silva, R. S., & Rodrigues, J. C. (2013). O ensino da contabilidade no Brasil – características e tendências [Apresentação de Trabalho]. In V Encontro Científico Sul Mineiro de Administração, Contabilidade e Economia – ECOSUL, Itajubá, MG.

Souza, A. C. M. B. de M. E., Sá, R. G. Q. de., & Lemos, A. H. da. C. (2019). Em busca do equilíbrio: o debate atual sobre o conflito trabalho-família nos periódicos científicos brasileiros. Revista GeSec, 10(3), 89–113. https://doi.org/10.7769/gesec.v10i3.887 DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v10i3.887

Suryani, N. L., Hubeis, A. V. S., & Sunaryo, W. (2021). Effect of work-life balance, compensation, and engagement on teacher performance in south tangerang. International Journal of Economy, Education and Entrepreneurship, 1(3), 242–252. https://doi.org/10.53067/ije3.v1i3.36 DOI: https://doi.org/10.53067/ije3.v1i3.36

Tran, D. B. (2021). Locus of Control and Job Satisfaction in Australia: The Mediating Role of Job Perception. Journal of Behavioral and Experimental Economics, 95, 1–26. https://doi.org/10.1016/j.socec.2021.101771 DOI: https://doi.org/10.1016/j.socec.2021.101771

Ünal, I., & Dulay, S. (2022). Teachers’ Work-Life Balance in Emergency Remote Teaching During the COVID-19 Pandemic. Asian Journal of Distance Education, 17(2).

Vasumathi, A., Sagaya, M. T., & Poranki, K. R. (2019). The impact of emotional intelligence on work life balance among the faculty members' performance in the private universities using multivariate analysis, Tamil Nadu, India-an empirical study. International Journal of Services and Operations Management, 34(1), 1–20. https://doi.org/10.1504/IJSOM.2019.102028 DOI: https://doi.org/10.1504/IJSOM.2019.102028

Wei, C., & Ye, J.-H. (2022). The Impacts of Work-Life Balance on the Emotional Exhaustion and Well-Being of College Teachers in China. Healthcare, 10(11), 2234. https://doi.org/10.3390/healthcare10112234 DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare10112234

Wong, S. C.-K., & Ko, A. (2009). Exploratory study of understanding hotel employees’ perception on work-life balance issues. Journal of Human Resources in Hospitality & Tourism, 8(1), 1–22. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2008.07.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2008.07.001

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Rother, L., Vogt, M., Baú Dal Magro, C., & Mazzioni, S. (2025). Work-Life Balance e o Desempenho no Trabalho dos Docentes de Ciências Contábeis . Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 24, e3543. https://doi.org/10.16930/2237-766220253543

Edição

Seção

Artigos