Fatores que influenciam o uso das cartas do CEO como estratégia para o gerenciamento de impressões
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220253591Palavras-chave:
Cartas do CEO, Gerenciamento de Impressões, Tonalidade, LegibilidadeResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar os fatores que influenciam o uso das cartas do CEO como instrumento de Gerenciamento de Impressões no mercado de capitais brasileiro. Fundamentado na Teoria da Divulgação Voluntária, analisou-se uma amostra composta por 1.274 cartas publicadas entre 2010 e 2022, por 217 companhias listadas que divulgaram ao menos uma carta no período. A escolha do intervalo temporal justifica-se por suceder à adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) no Brasil, promovendo maior comparabilidade das informações. Utilizou-se modelos de dados em painel, com duas variáveis dependentes: tonalidade (proporção de termos positivos e negativos) e legibilidade (número total de palavras), ambas como proxies de gerenciamento de impressões. As variáveis explicativas principais foram a variação nos resultados financeiros e a presença de analistas de mercado. Os resultados revelam que a queda nos resultados não influenciou significativamente a tonalidade ou a legibilidade, indicando que, no Brasil, as cartas do CEO não são utilizadas para ocultar maus resultados. Em contraste, observou-se que desempenhos positivos elevaram o uso de termos positivos, sinalizando reforço da imagem institucional. A presença de analistas apresentou efeito significativo, atuando como mecanismo externo de governança e inibindo práticas oportunistas. Por fim, alavancagem e crises econômicas mostraram relação negativa com as proxies de gerenciamento de impressões, sugerindo maior objetividade comunicacional em cenários adversos. O estudo contribui ao demonstrar que, no contexto brasileiro, as cartas do CEO tendem a cumprir papel informativo legítimo, especialmente em momentos de desempenho favorável.
Referências
Andrade, J. P. de, & Lucena, W. G. L. (2020). Práticas de Gerenciamento de Impressões em empresas de capital aberto do setor elétrico brasileiro. Cuadernos de Contabilidad, 21(21), 15. https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc21.pgie DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc21.pgie
Almeida, K. K. N. D., & França, R. D. D. (2021). Teorias aplicadas à pesquisa em contabilidade: Uma introdução às teorias econômicas, organizacionais e comportamentais. UFPB.
Baginski, S. P., Demers, E., Wang, C., & Yu, J. (2011). Understanding the role of language in management forecast press releases. INSEAD. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1773429 DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.1773429
Bandeira, L. S., Ott, E., & Rover, S. (2022). Influência do potencial poluidor e do histórico de infrações ambientais na Evidenciação Ambiental Corporativa. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 21, e3262. https://doi.org/10.16930/2237-766220223262 DOI: https://doi.org/10.16930/2237-766220223262
Ben-Amar, W., & Belgacem, I. (2018). Do socially responsible firms provide more readable disclosures in annual reports? Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 25(5), 1009–1018. https://doi.org/10.1002/csr.1517 DOI: https://doi.org/10.1002/csr.1517
Beyer, A., Cohen, D. A., Lys, T. Z., & Walther, B. R. (2010). The financial reporting environment: Review of the recent literature. Journal of accounting and economics, 50(2-3), 296–343. https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.10.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.10.003
Boudt, K., & Thewissen, J. (2019). Jockeying for position in CEO letters: Impression management and sentiment analytics. Financial Management, 48(1), 77–115. https://doi.org/10.1111/fima.12219 DOI: https://doi.org/10.1111/fima.12219
Bowen, R. M., Davis, A. K., & Matsumoto, D. A. (2005). Emphasis on pro forma versus GAAP earnings in quarterly press releases: Determinants, SEC intervention, and market reactions. The accounting review, 80(4), 1011–1038. https://doi.org/10.2308/accr.2005.80.4.1011 DOI: https://doi.org/10.2308/accr.2005.80.4.1011
Brennan, N. M., Guillamon‐Saorin, E., & Pierce, A. (2009). Methodological Insights: Impression management: developing and illustrating a scheme of analysis for narrative disclosures–a methodological note. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 22(5), 789–832. https://doi.org/10.1108/09513570910966379 DOI: https://doi.org/10.1108/09513570910966379
Bushee, B. J., Gow, I. D., & Taylor, D. J. (2018). Linguistic complexity in firm disclosures: Obfuscation or information?. Journal of accounting research, 56(1), 85–121. https://doi.org/10.1111/1475-679X.12179 DOI: https://doi.org/10.1111/1475-679X.12179
Bushman, R. M., Piotroski, J. D., & Smith, A. J. (2004). What determines corporate transparency?. Journal of accounting research, 42(2), 207–252. https://doi.org/10.1111/j.1475-679X.2004.00136.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-679X.2004.00136.x
Cadorin, J. R., & Theiss, V. (2022). Gerenciamento de impressão das narrativas contábeis da Vale SA em detrimento do rompimento da barragem de Brumadinho. Revista Mineira de Contabilidade, 23(2), 32–42. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1344 DOI: https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1344
Caglio, A., Melloni, G., & Perego, P. (2020). Informational content and assurance of textual disclosures: Evidence on integrated reporting. European Accounting Review, 29(1), 55–83. https://doi.org/10.1080/09638180.2019.1677486 DOI: https://doi.org/10.1080/09638180.2019.1677486
Caliskan, A. O., Esen, E., & Barkemeyer, R. (2021). Impression management tactics in the CEO statements of Turkish sustainability reports. Business Ethics, the Environment & Responsibility, 30(4), 485–506. https://doi.org/10.1111/beer.12374 DOI: https://doi.org/10.1111/beer.12374
Comissão de Pronunciamentos Contábeis – CPC 26 (R1). (2011). Apresentação das Demonstrações Contábeis.
Charitou, A., Floropoulos, N., Karamanou, I., & Loizides, G. (2018). Non-GAAP earnings disclosures on the face of the income statement by UK firms: the effect on market liquidity. The International Journal of Accounting, 53(3), 183–202. https://doi.org/10.1016/j.intacc.2018.07.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.intacc.2018.07.003
Che, S., Zhu, W., & Li, X. (2020). Anticipating corporate financial performance from CEO letters utilizing sentiment analysis. Mathematical Problems in Engineering, 2020(1), 5609272. https://doi.org/10.1155/2020/5609272 DOI: https://doi.org/10.1155/2020/5609272
Davis, A. K., & Tama‐Sweet, I. (2012). Managers’ use of language across alternative disclosure outlets: earnings press releases versus MD&A. Contemporary Accounting Research, 29(3), 804–837. https://doi.org/10.1111/j.1911-3846.2011.01125.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1911-3846.2011.01125.x
Dye, R. A. (2001). An evaluation of 'essays on disclosure' and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32(1-3), 181–235. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6 DOI: https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6
Guillamon‐Saorin, E., Isidro, H., & Marques, A. (2017). Impression management and non‐GAAP disclosure in earnings announcements. Journal of Business Finance & Accounting, 44(3-4), 448–479. https://doi.org/10.1111/jbfa.12238 DOI: https://doi.org/10.1111/jbfa.12238
Guillamon-Saorin, E., Osma, B. G., & Jones, M. J. (2012). Opportunistic disclosure in press release headlines. Accounting and Business Research, 42(2), 143–168. https://doi.org/10.1080/00014788.2012.632575 DOI: https://doi.org/10.1080/00014788.2012.632575
Hadro, D., Klimczak, K. M., & Pauka, M. (2021). Management’s choice of tone in letters to shareholders: Sincerity, bias and incentives: La elección del tono de la dirección en las cartas a los accionistas: Sinceridad, sesgo e incentivos. Revista de Contabilidad-Spanish Accounting Review, 24(2), 202–219. https://doi.org/10.6018/rcsar.393181 DOI: https://doi.org/10.6018/rcsar.393181
Im, J., Kim, H., & Miao, L. (2021). CEO letters: Hospitality corporate narratives during the COVID-19 pandemic. International Journal of Hospitality Management, 92, 102701. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2020.102701
Isidro, H., & Marques, A. (2015). The role of institutional and economic factors in the strategic use of non-GAAP disclosures to beat earnings benchmarks. European Accounting Review, 24(1), 95–128. https://doi.org/10.1080/09638180.2014.894928 DOI: https://doi.org/10.1080/09638180.2014.894928
Jonall, K., & Rimmel, G. (2010). CEO letters as legitimacy builders: coupling text to numbers. Journal of Human Resource Costing & Accounting, 14(4), 307–328. https://doi.org/10.1108/14013381011105975 DOI: https://doi.org/10.1108/14013381011105975
Jones, M. J., Melis, A., Gaia, S., & Aresu, S. (2020). Impression management and retrospective sense-making in corporate annual reports: Banks’ graphical reporting during the global financial crisis. International Journal of Business Communication, 57(4), 474–496. https://doi.org/10.1177/2329488417712010 DOI: https://doi.org/10.1177/2329488417712010
Lei nº 6.404, 15 de dezembro de 1976. (1976). Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 dez. 1976.
Liu, P., & Nguyen, H. T. (2020). CEO characteristics and tone at the top inconsistency. Journal of Economics and Business, 108, 105887. https://doi.org/10.1016/j.jeconbus.2019.105887 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jeconbus.2019.105887
Loughran, T. (2018). Linguistic tone and the small trader: Measurement issues, regulatory implications, and directions for future research. Accounting, Organizations and Society, 68, 38–41. https://doi.org/10.1016/j.aos.2018.03.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aos.2018.03.001
Malaquias, R. F., & Júnior, D. M. B. (2021). Positive tone in management reports and volatility of stock returns. Global Business Review, 1–15. http://dx.doi.org/10.1177/09721509211054279 DOI: https://doi.org/10.1177/09721509211054279
Melloni, G., Stacchezzini, R., & Lai, A. (2016). The tone of business model disclosure: an impression management analysis of the integrated reports. Journal of Management & Governance, 20, 295–320. https://doi.org/10.1007/s10997-015-9319-z DOI: https://doi.org/10.1007/s10997-015-9319-z
Mendonça, J. R. C., & Amantino-de-Andrade, J. (2003). Gerenciamento de impressões: em busca de legitimidade organizacional. Revista de administração de empresas, 43, 36–48. https://doi.org/10.1590/S0034-75902003000100005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902003000100005
Merkl-Davies, D. M., & Brennan, N. M. (2007). Discretionary disclosure strategies in corporate narratives: incremental information or impression management?. Journal of accounting literature, 27, 116–196.
Monteiro, A. F. (2021). O gerenciamento da impressão em relatórios de sustentabilidade influencia o nível de assimetria informacional?: estudo em empresas de capital aberto no Brasil. [Tese de doutorado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42481
Moreno, A., & Camacho-Miñano, M. D. M. (2024). Impression management in bankruptcy: An analysis of the narratives in listed companies. Revista de Contabilidad-Spanish Accounting Review, 27(1), 160–173. http://dx.doi.org/10.6018/rcsar.512151 DOI: https://doi.org/10.6018/rcsar.512151
O'Keefe, P. A. (2019). The reporting of non-GAAP profit figures in Australia: an impression management perspective. [Doctoral dissertation, University of Tasmania].
Oliveira, F. K. D. S., Souza, N. F., & Silva, R. B. (2023). Gerenciamento de impressão na pandemia de Covid-19: estudo em empresas do setor comercial listadas na [B]3. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 17(4). https://doi.org/10.17524/repec.v17i4.3335 DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v17i4.3335
Pande, S., Singh, N., & Vishnani, S. (2024). Sustainability Narratives in CEO Letters of Tourism and Hospitality Companies–An Impression Management Perspective. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2020.102701 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2020.102701
Patelli, L., & Pedrini, M. (2014). Is the optimism in CEO’s letters to shareholders sincere? Impression management versus communicative action during the economic crisis. Journal of business ethics, 124, 19–34. https://doi.org/10.1007/s10551-013-1855-3 DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-013-1855-3
Patelli, L., & Pedrini, M. (2015). Is tone at the top associated with financial reporting aggressiveness?. Journal of business ethics, 126(1), 3–19. https://doi.org/10.1007/s10551-013-1994-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-013-1994-6
Robbins, S. P. (1999). Comportamento Organizacional. (8a ed.). LTC.
Rolim, M. V. (2024). Conteúdo emocional do relato integrado e desempenho econômico das companhias listadas na B3 com melhores práticas ESG. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Uberlândia]. http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.568 DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.568
Romito, S., & Vurro, C. (2021). Non‐financial disclosure and information asymmetry: A stakeholder view on US listed firms. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 28(2), 595–605. https://doi.org/10.1002/csr.2071 DOI: https://doi.org/10.1002/csr.2071
Rosenfeld, P. (1997). Impression management, fairness, and the employment interview. Journal of business ethics, 16, 801–808. https://doi.org/10.1023/A:1017972627516 DOI: https://doi.org/10.1023/A:1017972627516
Salotti, B. M., & Yamamoto, M. M. (2005). Ensaio sobre a teoria da divulgação. BBR-Brazilian Business Review, 2(1), 53–70. DOI: https://doi.org/10.15728/bbr.2005.2.1.4
Silva, M. D. D. O. P. (2018) O efeito do sentimento das notícias sobre o comportamento dos preços no mercado acionário brasileiro. [Tese de Doutorado em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN].
Souza, P. V. S. D., & Silva, P. B. D. (2020). Gerenciamento de tons das divulgações voluntárias nos press releases das companhias abertas brasileiras. https://doi.org/10.19094/contextus.2020.43366 DOI: https://doi.org/10.19094/contextus.2020.43366
Stoltzemburg, V. E. (2020). As estratégias de impression management através da mensagem da administração das entidades do sector bancário em Portugal. [Dissertação de mestrado não publicada, Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10400.21/13305
Telles, S. V., & Salotti, B. M. (2024). Readability and understandability of notes to financial statements. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 26, e20230127. https://doi.org/10.7819/rbgn.v26i01.4251 DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v26i01.4251
Verrecchia, R. E. (1983). Discretionary disclosure. Journal of Accounting and Economics, 5, 179–194. https://doi.org/10.1016/0165-4101(83)90011-3 DOI: https://doi.org/10.1016/0165-4101(83)90011-3
Yan, B., Aerts, W., & Thewissen, J. (2019). The informativeness of impression management− financial analysts and rhetorical style of CEO letters. Pacific Accounting Review, 31(3), 462–496. https://doi.org/10.1108/PAR-09-2017-0063 DOI: https://doi.org/10.1108/PAR-09-2017-0063
Zaini, S. M., Samkin, G., Sharma, U., & Davey, H. (2018). Voluntary disclosure in emerging countries: a literature review. Journal of Accounting in Emerging Economies, 8(1), 29–65. http://dx.doi.org/10.1108/JAEE-08-2016-0069 DOI: https://doi.org/10.1108/JAEE-08-2016-0069
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Catarinense da Ciência Contábil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Catarinense da Ciência Contábil - RCCC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.