FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA PARA MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Fábio Henrique Pereira

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v1n2p15-23

Palavras-chave:

Preço, custo, Mercado.

Resumo

A formação do preço de venda em épocas passadas foi considerada como fator secundário para a gestão empresarial, porém com o passar dos tempos detectou-se a necessidade de se conhecer mais profundamente esta ferramenta que nos dias atuais é de extrema importância para a tomada de decisões gerenciais. Em virtude disto viu-se a necessidade de se conhecer a fundo e detalhadamente todos os fatores pertinentes à operacionalização da empresa, bem como estar sempre atento sobre as oscilações existentes no mercado e as exigências e necessidades do consumidor. Acredita-se que as micros e pequenas empresas são as mais carentes de suportes e subsídios em relação à formação do preço de venda em virtude muitas vezes da pouca ou nenhuma capacidade técnica de seus dirigentes aliada a falta de um suporte e auxílio mais especializado nesta área. O presente trabalho aborda primeiramente todos os pontos que julgamse importantes analisar para que se possa formar correta e conscientemente o preço de venda dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado consumidor. Estes pontos abordados no presente trabalho referem-se a uma análise detalhada do Mercado consumidor onde está localizada a empresa, bem como os fatores que integram a metodologia de se formar o preço de venda, analisando-se posteriormente as estratégias de preços mais comuns utilizadas por empresas e concorrências na luta por um melhor posicionamento no mercado em que atuam. Finalizando o trabalho, realizou-se uma aplicação prática em uma micro empresa enfatizando-se algumas situações que  poderão ser encontradas no dia-dia de sua operacionalização.

Biografia do Autor

Fábio Henrique Pereira

Especialista em Auditoria Contábil e Gestão da Qualidade e Produtividade, Mestre em Gestão de Negócios. Professor do Curso de Ciências Contábeis da UNIVALI - Biguaçu/SC.

Downloads

Publicado

2002-08-01

Como Citar

Pereira, F. H. (2002). FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA PARA MICROS E PEQUENAS EMPRESAS. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 1(2), p. 15–23. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v1n2p15-23

Edição

Seção

Artigos